Robótica
Robótica estimula estudantes para criação de programas de automação
Robôs criados foram premiados em Campeonato Latino Americano de Robótica
Publicada em 23/11/2017 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:07

Robôs jogando futebol guiados por controle remoto ou mesmo programados para resolver o mistério de como sair de um labirinto. As cenas, que há algum tempo atrás poderiam ser inimagináveis, podem ser apreciadas pelos visitantes que comparecerem à Expotec 2017. Não é à toa que a disputa para testar os robôs ou ver de perto a façanha do labirinto é grande.
O projeto LAICA (Laboratório de Automação, Comunicação e Robótica) desenvolve, com os alunos da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF), a programação de robôs para aplicação de conhecimentos e consequente prática educacional. "Nós trabalhamos com a robótica, com fins pedagógicos. No nosso grupo, os alunos criaram robôs controlados para jogar futebol (inclusive fomos premiados no Campeonato Latino Americano de Futebol de Robôs) assim como também programamos um robô resolvedor de labirintos, por exemplo", explica a professora Sarah Thomaz, orientadora dos estudantes Ester e Lucas, do curso de Tecnologia Aplicada ao Desenvolvimento de Softwares (TADS).
De acordo com o aluno Lucas Gabriel, o robô resolver de labirintos, por exemplo, foi criado para testar uma teoria específica, que refere-se à possível solução do labirinto pelas paredes do lado esquerdo. Através da testagem desta teoria, foi realizada uma programação para que o robô mapeasse os caminhos sem saída realizados por ele. Após essa fase, ele aprende quais são os caminhos que não deve seguir, e faz novamente o percurso, de modo a encontrar o destino final para sair do labirinto.