Minérios

Geometria dos cristais influencia no formato dos minerais

Trabalho apresenta a importância da Matemática e da Geometria para a Mineração

Publicada em 23/11/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Crédito: Jônatas Moura

Safira, Esmeralda, Quartzo rosa...diferentes cores e formas saltam à vista do público amador e encontram no conhecimento científico explicações que respaldam essa bela diversidade. Para estudar essa variação e encontrar a explicação interna dos formatos externos encontrados nos minerais, estudantes da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN) do Campus Natal-Central desenvolveram um trabalho de pesquisa, orientados pelo professor Marcos Maia.

O estudo dos minerais traz à tona a geometria dos cristais, que influencia diretamente na composição destes. Aspectos como cor, dureza (que se refere à resistência ao risco) e especialmente formato são modificados de acordo com a estrutura interna dos cristais. O Berilo, por exemplo, pode mudar de cor, tendo como variações a água marinha (azul) e Esmeralda (verde). Tudo vai depender da formação do mineral em questão. De acordo com a estudante Heloísa, a estrutura interna se reflete na externa e, por isso mesmo, o Berilo costuma apresentar esse formato hexagonal, por causa da disposição dos eixos nos cristais.

A pesquisa desenvolvida tem na equipe os alunos do curso de Mineração: Verlânia Júlia, Heitor Freitas, Douglas fernandes, Monique Sarah, Heloísa Cristina, Ilan Hudson e Anna Beatriz. O objetivo do trabalho foi explicar de que maneira a Matemática e a Geometria, no sistema cristalino e impulsionados pelas moléculas, influenciam as estruturas e os formatos dos minerais.