GEOLOGIA

Explorando o universo mineral: estudantes extensionistas aprofundam conhecimentos em visita técnica à Mina Brejuí

Bolsistas e voluntários da escola Tomaz Salustino foram os guias da comitiva

Publicada por Davi Silva em 26/06/2023 Atualizada há 1 ano

Os integrantes do projeto "A Geodiversidade na Educação através do Portal DESGEO EDU" realizaram uma visita técnica à Mina Brejuí, em Currais Novos/RN, no último dia 14. A iniciativa busca disseminar o tema da geodiversidade através de artigos virtuais e parcerias com escolas públicas.

Durante a visita, os alunos foram recebidos pela equipe da Mina Brejuí, que os conduziu para conhecer as instalações e explicou o funcionamento do local. Alunos bolsistas e voluntários da escola Tomaz Salustino atuaram como guias, levando a equipe do projeto para locais de coletas de materiais que serão utilizados na elaboração de kits de rochas para as escolas parceiras.

Após a visita à mina, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Minérios da Mineração Tomaz Salustino. Durante a visita, exploraram uma variedade de minerais importantes e receberam explicações sobre a categoria dos fluorescentes, destacando-se sob a luz negra. Registros fotográficos não foram permitidos em respeito às políticas do museu.

O projeto "A Geodiversidade na Educação através do Portal DESGEO EDU" continuará seu trabalho de disseminação do conhecimento geológico através do portal online. Além disso, estão sendo planejadas palestras, workshops e eventos educacionais para compartilhar experiências e conhecimentos adquiridos durante as visitas técnicas.

Para a aluna Amanda Nascimento, participante do projeto, essa visita técnica fortaleceu o engajamento dos alunos extensionistas. "Foi enriquecedor para a nossa compreensão sobre a exploração mineral e sua relação com o meio ambiente", ressaltou. O objetivo é expandir as parcerias e atividades do grupo, alcançando um número maior de escolas e estudantes interessados na geologia e no desenvolvimento sustentável.

Currais Novos
Mina Brejuí