Diversidade
Eventos discutem direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade
IFRN, UFRN, IFPE e IFPA organizam a iniciativa
Publicada em 18/11/2020 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:35

Nos dias 19 e 20 de novembro, acontecem a II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade. Os eventos são organizados em parceria entre o IFRN e o IFPE, a qual se dá a partir do Observatório da Diversidade, do Campus Canguaretama e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Campus Natal-Central.
Todas as atividades serão transmitidas, de forma virtual, pelo canal do YouTube Observatório da Diversidade. A programação é gratuita, acessível em Libras e com certificação. Nela, haverá apresentação de trabalhos de estudantes e pesquisadores.
Eventos
Voltados para pesquisadores, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados, os encontros têm como tema “Corpos Interseccionais em luto e em luta”. Os eventos virtuais contam com a organização do IFRN (PPGEP/IFRN), em parceria com o IFPE, com a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), além do apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA) e em Educação (PPGEd/UFRN).
A II Jornada é fruto de um projeto de pesquisa interinstitucional, financiado pelo edital universal do CNPq e desenvolvido por pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFRN, do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). A produção do conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas por essas instituições apontam para as questões da invisibilidade, vulnerabilidade e sofrimento, especialmente de estudantes mulheres e/ou LGBT+.
Na mesma perspectiva, o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade visa dar continuidade ao debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, além do respeito às diversidades culturais de gênero e étnico-raciais. Através da iniciativa, pretende-se também, no contexto pandêmico, problematizar a fragilização da democracia no Brasil e suas implicações para as populações mais vulneráveis. Outro objetivo é refletir sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional enquanto atores e espaço de resistência.
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- Palavras-chave:
- ensino