Estudo revela perfil nutricional dos alunos

Alimentação dos bolsistas do IFRN recebe acompanhamento

Publicada em 17/08/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O setor de nutrição do Campus Natal-Central do Instituto Federal realizou uma pesquisa com os alunos bolsistas que almoçam no serviço de alimentação do campus. A pesquisa foi coordenada pela nutricionista Fátima Nunes e pela estagiária de nutrição de uma universidade particular da capital Juliana Catarina, e realizada entre os meses de junho e julho deste ano.

Os resultados, segundo a nutricionista, foram bastante satisfatórios: quanto à aceitação de dez cardápios oferecidos, dois foram considerados ótimos (creme de galinha e frango assado), seis considerados regulares (carne com legumes, isca de frango, frango crocante, carne com legumes, panqueca e bife de panela)  e dois cardápios considerados ruins (fígado e almôndegas).

As responsáveis pelos questionários alertam que, mesmo o cardápio sendo bem elaborado, deve ser levado em consideração o gosto do aluno pelo prato específico que gosta. Quanto ao percentual de rejeito, ou seja, as sobras no prato foram de 6% do total pesado. “Consideramos um índice de rejeito baixo, ou seja, de boa aceitação. Até 5% de sobras é considerado um cardápio ótimo, de 5-10% de boa aceitação, 11-15% de aceitação regular e acima de 15% de péssima aceitação”, defende Fátima, defendendo que embora existam alguns cardápios que o aluno não tem afinidade, em geral eles deixam muito pouco como sobra.

Avaliação nutricional

Quanto à avaliação nutricional dos estudantes, o resultado do estudo observou que dos 93 bolsistas avaliados em relação ao índice de Massa Corpórea, o IMC (índice de massa corpórea - peso/altura), nove estão com baixo peso (9,7%), 30 se encontram com peso acima da média (32,2%), 24 estão com peso na média para a idade (o que representa 25,8%), 18 estão com peso acima da média (19,4%) e 12 alunos se encontram acima do peso ideal (porcentual de 12,9%).

Baseado nestes resultados, as pesquisadoras identificaram que os alunos em desequilíbrio nutricional devem fazer acompanhamento com as nutricionistas do Instituto. O acompanhamento é necessário porque o alunado do Campus Natal-Central do IFRN em geral é formado por adolescentes numa fase de pleno desenvolvimento corporal e intelectual. Por isto, ter uma alimentação balanceada e nutritiva faz a diferença.