Alunos e servidores serão fontes para tese de doutoramento

Eles receberão questionário sobre formação profissional

Publicada em 07/12/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte vão ser as fontes de uma pesquisa científica. Trata-se da tese de doutoramento da pedagoga Luzimar Barbalho da Silva, que faz parte da equipe pedagógica do Campus Natal-Central e está realizando, desde fevereiro de 2008, um estudo sobre a reforma curricular da educação profissional do Instituto Federal. Luzimar faz doutorado em educação na Universidade do Minho, em Portugal.

Estudantes e ex-alunos de todos os níveis de ensino, que estudaram na ETFRN e no Cefet-RN entre 1995 e 2008, serão convidados a responder um questionário com treze perguntas objetivas, de múltipla escolha, para contribuir com a pesquisa científica. Perguntas como “No seu entendimento, de que forma as mudanças no currículo do seu curso atendeu aos requisitos de uma formação adequada às necessidades individuais e sociais?” e “Como você classifica o IFRN no desempenho de suas funções educativas e de formação geral e profissional?” farão parte do questionário.

O trabalho atualmente está em fase de coleta de dados, ou seja, a pesquisa empírica da tese, que deve ser defendida em 2012. A pedagoga Luzimar explica um pouco mais a pesquisa que realiza. “Entre os objetivos deste estudo, as políticas globais e nacionais da educação profissional no Brasil, destacando o Instituto, e o estudo das perspectivas dos gestores, professores e alunos acerca das mudanças educativas e curriculares da educação profissional no IFRN”, destaca.

Gestores e professores também serão consultados

Os professores do IFRN também serão convidados a responder a questionários. Serão perguntas diferentes das feitas aos alunos, mas que se tratam do mesmo tema. Os gestores, ou seja, a equipe que dirige o Instituto Federal, serão entrevistados, ao invés de responder apenas ao questionário.

Mais informações: luzimar@cefetrn.br