Estudantes do IFRN participam de congresso em Brasília

DCE enviou dois representantes ao 51º Congresso da UNE

Publicada em 17/07/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Diretório Central dos Estudantes - DCE/IFRN enviou dois alunos representando o Instituto para o 51º Congresso da UNE (CONUNE), em Brasília. Os dois estudantes que representam o IFRN são Alan Michel, diretor de administração do DCE, e Clara Liberalino, respectivamente delegado e suplente, ambos do curso de licenciatura em geografia. Com apoio do diretor do Campus Natal-Central, prof. Enilson Araújo, eles viajaram no dia 14 de julho com destino ao Ceará para juntar-se em caravana com outros delegados, rumando em seguida ao Congresso Nacional.

Desde quarta (15), Brasília está sediando o 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). O evento prossegue até o próximo domingo, 19 de julho. Durante estes quatro dias, a UNE espera reunir cerca de 15 mil estudantes, entre delegados (eleitos nas instituições), observadores credenciados, personalidades políticas e convidados, reunidos em torno de uma ampla programação de debates, painéis, plenárias e passeatas, além de diversas atividades culturais.

Fórum máximo de debate e deliberação do movimento estudantil, o Congresso da UNE é a maior e mais representativa atividade política da juventude brasileira. Durante o Congresso, estudantes vindos de todos os Estados brasileiros discutem os rumos da entidade e do país.

Lula participa do CONUNE

Pela primeira vez, em 72 anos de história da UNE, um Presidente da República participou de um Congresso da entidade e se mostrou aberto a ouvir críticas, sugestões e propostas dos estudantes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma carta que sintetizou as reivindicações e propostas para o aperfeiçoamento da educação brasileira.

Além de Lula, estão participando dos eventos no 51º CONUNE diversas personalidades e lideranças políticas como o ministro interino da Educação, José Henrique Paim, e os Ministros dos Esportes, Orlando Silva, da Igualdade Racial, Edson Santos, da Casa Civil, Dilma Roussef, da Pesca, Altemir Gregolin, do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. Além deles, também esteve presente o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior.