Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONNECTAG

Estudantes são premiados no Programa Miniempresa da Junior Achievement

Grupo já havia conquistado o prêmio Produto Destaque do Programa Miniempresa 2022

Publicada em 09/11/2022 Atualizada há 12 meses

Pedro Godoy e Mariana Caldas, estudantes e membros da miniempresa Connectag, com os prêmios recebidos pela Junior Achievement.

Em mais uma conquista que reforça a veia empreendedora do Campus Natal-Central (CNAT), um grupo de estudantes do campus recebeu um prêmio oferecido pela Junior Achievement do Rio Grande do Norte (JARN). O troféu, relativo ao Programa Miniempresa da JARN, veio pelo reconhecimento de uma ideia de miniempresa, a Connectag, que oferece um produto inovador. A finalidade do programa é proporcionar uma experiência de empreendedorismo, na qual os estudantes podem desenvolver uma visão inovadora por meio da ação prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa fictícia, mas com desafios e atividades reais.

O grupo discente foi acompanhado em todo o processo por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método "aprender-fazendo", em que cada participante se transforma em um miniempresário.

"A gente desenvolveu a ideia do produto logo nas primeiras jornadas juntamente com várias outras ideias. Então a gente teve muito planejamento, muitos protótipos, mas a gente optou pelo chaveiro anti-furto, por ser um produto mais inovador e trazer segurança e sustentabilidade", conta Mariana Caldas, que é aluna do curso técnico de Edificações. Os alunos expuseram a sua miniempresa no Natal Shopping, nos dias 16 e 17 de julho, junto com os demais participantes do programa (miniempresas de outras instituições). O produto recebeu o prêmio Produto Destaque, da categoria Ensino Médio, na avaliação geral do Programa Miniempresa 2022.

A Incubadora Tecnológica IFRN Natal Central (ITNC), mais uma vez, foi parceira do programa, auxiliando na sua divulgação e sediando um espaço para a operação da Connectag. Pedro Godoy, presidente da Connectag, conta que esse prêmio traz "uma sensação de orgulho e dever cumprido, pois além do desafio de empreender, também existiram as dificuldades de desenvolver um produto inovador, que possui poucas referências no mercado".

Connectag

A Connectag é formada pelos alunos Ana Luiza Souza, Anna Izabelly Leocádio, Artur Ribeiro, Diego Araujo, Elis Santos, Ellen Freitas, Emilly Paz, Kalyane Santos, Mariana Caldas, Pedro Godoy, Ronikellyson Rochas, Sherol Romão, Thaize Pereira, Yuri Oliveira. Os estudantes desenvolveram um chaveiro anti-furto, cuja proposta é evitar furtos, emitindo um alarme quando alguém mal-intencionado tenta abrir uma bolsa, por exemplo, alertando que algo de errado está acontecendo. Além de usual, o produto contou com design diferenciado e atrativo para vários tipos de público.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas