Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PASSAPORTE IFRN

Estudantes do CNAT realizam intercâmbio na Espanha

Alunos estão efetuando projeto de pesquisa

Publicada em 05/05/2022 Atualizada há 1 ano

Estudantes e professora estão na Universidad de Almería, na Espanha.

Ewínia Rayane Melo dos Santos e Matheus Pinheiro dos Santos, estudantes do curso de licenciatura em letras – espanhol do IFRN, acompanhados da professora Girlene Moreira, estão desenvolvendo atividades de pesquisa na Universidad de Almería, na Espanha. O intercâmbio foi possibilitado por meio do programa Passaporte IFRN, fruto do edital nº14/2021, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) junto à Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex). 

O projeto tem o objetivo de desenvolver a internacionalização, integrando a pesquisa e a sociedade internacional. Além disso, o programa também visa estimular o desenvolvimento de pesquisadores na Instituição, registrar e acompanhar os projetos de pesquisa executados no âmbito dos acordos de cooperação internacional do IFRN. 

A professora Girlene Moreira, coordenadora do projeto, está na Universidad de Almería por dois meses, realizando parte do seu estágio pós-doutoral e recebeu os alunos no dia 28 de abril. A primeira ação foi uma visita aos principais espaços da Universidade. Em seguida os alunos tiveram acesso aos principais departamentos da instituição e, atualmente, desenvolvem suas atividades em um gabinete próprio, contando com toda a estrutura da UAL. 

Esta está sendo a primeira viagem internacional dos dois estudantes; um sonho para a aluna Ewínia Rayane, de 19 anos. A estudante conta que o intercâmbio está sendo uma oportunidade de crescimento não somente acadêmico, como também pessoal. "O sentimento é de gratidão aos professores e à instituição que eu estudo e valoriza o nosso esforço", conta a jovem. 

Matheus Pinheiro, que já participou de vários projetos ligados à educação, conta que devido às condições financeiras, viajar sempre foi algo distante da sua realidade. "Estou muito feliz feliz aqui na Universidad de Almería. Eu realmente espero que outros estudantes possam, assim como eu, ter essa oportunidade em suas vidas acadêmicas", declara o estudante do 7º período da licenciatura em letras – espanhol.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas