CIÊNCIAS

Estudantes do Campus Natal-Central se destacam na Olimpíada Nacional de Ciências

CNAT classificou um total de 17 alunos para a 2ª fase da competição

Publicada em 03/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é um evento realizado por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A edição 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), evento realizado pelo Governo Federal por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contou com o Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN como um dos destaques da competição. O CNAT levou para casa cinco medalhas, sendo três de ouro, além de nove menções honrosas. A ONC aconteceu em duas fases distintas: a 1ª fase ocorreu dentro de cada instituição de ensino; já a 2ª fase se deu em subcoordenações filiadas ao evento espalhadas em cada estado da federação, segundo as comissões organizadoras locais. Ao todo, o campus classificou cerca de 17 alunos para a segunda fase da competição. A solenidade de premiação da Olimpíada ocorreu no dia 29/10.

"Esse resultado projeta o nosso Instituto a toda comunidade, evidenciando a qualidade dos nossos professores e do ensino ministrado no nosso Instituto". É assim que o professor Chiquinho, docente de Química do IFRN, define o feito realizado pelo Natal-Central na ONC 2021. A performance notável dos discentes participantes coroa todo um trabalho da comunidade acadêmica do campus, que vem gradativamente colhendo frutos. "Os nossos alunos tiveram um resultado bastante expressivo, com três medalhas de ouro e duas medalhas de prata, além de 9 menções honrosas. Foi o melhor resultado nosso até agora, e isso tudo é fruto do esforço dos nossos alunos e do bom trabalho de base feito pelos colegas professores. Toda a comunidade do CNAT contribuiu para que os nossos alunos chegassem a esse desempenho maravilhoso. Estamos todos de parabéns", conta Chiquinho, que pretende criar um projeto de grupo de estudo com foco em eventos competitivos dessa natureza.

Essa foi a primeira vez que a estudante do terceiro ano do curso técnico integrado em Controle Ambiental, Clara Beatris, participou da Olimpíada Nacional de Ciências. Para ela, que recebeu menção honrosa pela comissão organizadora, o significado da realização da ONC vai muito além da premiação e ultrapassa medalhas ou reconhecimento intelectual. "Em tempos como o que estamos vivendo, participar de organizações que promovam a educação e a ciência, sem dúvidas, se torna ainda mais especial e importante. Posso dizer que foi um ótima experiência e que agregou muito à minha trajetória acadêmica. Os temas tratados nas provas foram relevantes e, muitas vezes, promoveram reflexões que perpassaram o momento da avaliação. Este é o poder da educação: fazer o aluno refletir, buscar resposta e crescer", conclui Clara.

Para a aluna de Administração, Romana Severo Galvão, a ONC é muito interessante porque envolve as disciplinas de Física, Química, Astronomia, Biologia e até História, e esse fato foi crucial para a sua inscrição. "Tanto a ONC quanto as outras olimpíadas são grandes fontes de oportunidades, pois tais premiações podem abrir caminhos para o recebimento de bolsas, melhorar o currículo, além de realizar o mais importante: o aprendizado e o desafio. Nesse viés, minha preparação se deu através do acúmulo de conhecimento constante que venho buscando diariamente e pesquisando materiais indicados para o exame. Além disso, a pandemia gerou muitos desafios emocionais para todos, mas as olimpíadas são uma ótima forma de focar nos seus interesses estudantis e desopilar desses problemas. Por fim, fico extremamente feliz pela medalha e pela oportunidade de representar meu campus", finaliza a medalhista de ouro.

"Sempre me interessei pelas ciências, em geral, e a ONC foi uma ótima maneira de aprofundar meus conhecimentos e testá-los. Felizmente, terminei conseguindo essa premiação" declara o aluno do técnico integrado em Edificações, Léo Azevedo, medalhista de ouro. A aluna Ana Letícia Camelo, também, de Edificações, que conquistou medalha de prata, fala com entusiasmo sobre sua atuação na olimpíada "O resultado foi uma grande surpresa, mas sempre foi um sonho ser aluna do IF e hoje, como caloura, é uma honra representar a instituição".

Confira a lista dos estudantes premiados:

Medalha de ouro:
Romana Severo Galvão