Estudante do CNAT alcança primeiro lugar em encontro de administração pública

Albert Einstein Guimarães analisou o programa ‘Dinheiro Direto na Escola’

Publicada em 28/09/2017 Atualizada há 1 ano

Albert Einstein Guimarães com as avaliadoras do III Encontro de Administração Pública da Unilab, professoras Fátima Portela e Andrea Kanikadan.

O estudante de Tecnologia em Gestão Pública, Albert Einstein Guimarães, do Campus Natal-Central do IFRN, alcançou o primeiro lugar na categoria artigo completo, no III Encontro de Administração Pública da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro, em Redenção - Ceará.

O trabalho, que foi orientado pelo professor Lenin Cavalcanti, analisou políticas públicas educacionais com caráter de descentralização. Albert fez um estudo de caso sobre a aplicação do programa ‘Dinheiro Direto na Escola’ na Escola Estadual Vigário Bartolomeu.

Segundo o portal do Ministério da Educação, o programa é uma ação do governo que assiste financeiramente às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

“No artigo, atentei para a sua profunda relação de ações com a desse programa, com a reforma gerencial do Estado brasileiro na década de 90, e foi possível observar a evolução da administração pública no país. Isso me permitiu compreender de maneira racional os significativos avanços que teve a educação básica no Brasil”, explica Albert.

O estudante diz que poder alinhar a teoria com a prática foi o grande diferencial desse estudo, que deve ser ampliado para ser o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Tenho certeza que não acaba por aqui”, afirma.

“Ser condecorado pela exposição desse trabalho renova minhas energias para seguir investigando sobre o impacto dos recursos suplementares da união no desenvolvimento da educação básica”, finaliza.