Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

TECNOLOGIA

Equipes do Campus Natal-Central são premiadas na Liga Nacional de Robótica

Evento aconteceu de 29 a 31 de outubro, no Maranhão

Publicada por Davi Silva em 06/11/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) obteve destaque na primeira edição da Liga Nacional de Robótica (LNR), realizada durante o Universo IF 2024 em Barreirinhas, Maranhão.

Os representantes do campus conquistaram o primeiro lugar na categoria Performance Artística com a equipe “Coragem, o Cão Covarde” e o segundo lugar na categoria Desafio de Entrega, com o grupo “CajaBot”. O evento aconteceu de 29 a 31 de outubro, no Campus Barreirinhas do IFMA, e contou com a participação de diversas instituições de todo o Brasil.

Extensão: a porta para o mundo da robótica

Para Gabryel Ferreira, aluno de Edificações, o interesse pela área surgiu antes mesmo de ingressar como estudante do IFRN. Porém, o início dessa trajetória perpassa pelos caminhos do Instituto, já que foi através de um projeto extensionista da instituição que ele teve o primeiro contato com a robótica, no final de 2023. Depois de alguns dias participando das atividades do projeto, o interesse dele pela área só cresceu. "Pra mim, foi mais um incentivo para entrar no IFRN, para também fazer robótica aqui dentro", conta.

CajaBot


Ao entrar como calouro no campus, Gabryel não perdeu tempo: na primeira semana de aula, procurou estudantes e professores envolvidos com robótica. Em pouco tempo, já fazia parte da equipe do CNAT Maker e do projeto de extensão "Olimpíada de Robótica: uma proposta de inserção de alunos do 9° ano de escolas públicas em um ambiente de robótica".

Tanto envolvimento na área deu resultado: a equipe CajaBot, da qual ele faz parte, conquistou o segundo lugar na categoria Desafio de Entrega - e, de quebra, o credenciamento para participar da RoboParty 2025, em Portugal. E a previsão é não parar por aí. "Pretendo, nos 4 anos que eu passar aqui no IF, quero participar de outros campeonatos de nível médio e técnico. E quero o pódio, quero ganhar", assegura Gabryel, determinado.

Nicole Aquino, de 16 anos, é caloura de Informática para Internet e foi uma das participantes da equipe "Coragem, o Cão Covarde". O trabalho prévio em equipe e a organização do time foi fundamental para que o sucesso na competição fosse alcançado. "Primeiramente, [fizemos] a leitura do regulamento, depois planejamos a apresentação e dividimos tarefas únicas e em grupos", conta.

No dia da competição, à medida em que certas coisas não saíram como o esperado, o nervosismo bateu à porta. "Tínhamos sido ambiciosas ao planejar a apresentação tentando alcançar todas as formas de pontuar", explica Nicole, que também conheceu a robótica através de uma ação de extensão e faz parte do Olimpíada de Robótica, tal qual Gabryel. Durante a apresentação, tudo correu de acordo e sem sustos. "A melhor parte é que após a apresentação tivemos uma ideia clara de como fazer isso e não tinha mais pra que ficar nervosa", ela conta.

Palavras-chave:
Liga Nacional de Robótica Robótica

Notícias relacionadas