Equipes do Campus Central são destaques na final da ONHB

Medalha de prata e cinco menções honrosas foram conquistadas por seis equipes do CNAT

Publicada em 19/10/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Seis equipes doCampus Natal Central (CNAT) foram finalistas da 3ª Edição da Olimpíada Nacionalem História do Brasil, que ocorreu, durante os dias 15 e 16 de outubro, naUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no estado de São Paulo.

Representando oCNAT, os alunos Caio César Maia de Andrade, José Victor Alves de Sousa ekleyson Bruno Chaves Barbosa (equipe InfoPotiguares) conquistaram medalha deprata. Já os estudantes João Victor Mendanha, José Alex Fernandes, Sandra MariaFonseca Barreto (equipe Força Prestes); Débora Larissa Silva de Souza, RicardoMesquita Viana, Vânia Meyreli Paloma Mendes dos Santos (equipe ADMETO);Gabriella Sousa de Melo, Matheus Veríssimo Rodrigues, Válber Rodrigo Ribeiro deMedeiros (equipe Os Químicos da história); Cainan de Negreiros Martins Leite,Marco Aurélio Araújo Huber, Paula Gomes Costa Cavalcanti (Kamaleões daCaatinga); Kylze Carolyne Prata de Lucena, Maria Clara Medeiros do Nascimento eMaíra Florêncio de Medeiros (equipe Kalangas) foram contemplados comcertificados de menção honrosa pela participação no evento. Os grupos, formadospor alunos dos cursos técnicos integrados, receberam orientações dosprofessores Francisco CarlosOliveira de Sousa (quatro equipes) e Artemilson Alves de Lima (duas equipes).

Promovida peloMuseu Exploratório de Ciências da UNICAMP, a competição foi dividida em cincofases on-line e a última deforma presencial, constituída de uma avaliação discursiva sobre a obra“Sobrados e Mucambos”, de Gilberto Freyre. Vale destacar, que ao término daprimeira etapa, a fase virtual, a equipe InfoPotiguares ficou em primeiro lugardo Nordeste, obtendo a segunda maior pontuação geral. Enquanto que a equipeForça Prestes conquistou, na primeira fase, o primeiro lugar do estado. Como mérito,essas duas equipes tiveram o patrocínio da Unicamp, que custeou todas asdespesas para a participação na última fase, ao passo que, os demais gruposfinalistas do CNAT receberam o apoio do IFRN.

Sobre a satisfação dos resultados obtidos pelo alunos,o professor Francisco Carlos alegra-se. “É extremamente gratificante ver osalunos conquistarem resultados tão positivos. Principalmente, se atentarmospara o fato de serem alunos de uma Instituição de base, eminentemente, técnica.Isso revela a amplitude da formação proporcionada pelo IFRN”.

O bom desempenhonão se restringe apenas às medalhas, como ainda ressalta o professor. “Aaprendizagem para os alunos é imensa. Seja pelo conhecimento histórico como ode experiência vivida. A relação ‘professor-aluno’ é estreitada, há estímulopara a continuidade aos estudos e a oportunidade de conhecer uma das melhoresuniversidades da América Latina”, concluiu.

A Olimpíada teve cerca de 16 mil equipesinscritas, das quais 300, de todo o Brasil, foram classificadas para a final. ORio Grande do Norte, por sua vez, encaminhou 19 grupos, sendo 18 do IFRN. Aotodo, sete medalhas foram conquistadas por alunos do instituto: uma de ouro,quatro de prata e duas de bronze.

Ao final, o evento contemplou 75equipes com medalhas: as 15 primeiras colocadas receberam medalha de ouro; do16º ao 40º lugar, medalha de prata e do 41º ao 75º posto, medalha de bronze.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Vejas outras fotos da final em nossa galeria.