Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Entre livros e arrepios: NUPELLM celebra um ano de estudos sobre terror na literatura

Projeto “Apocalípticas integradas: mulheres que tocam o terror” realiza programação de Halloween

Publicada por Romana Xavier em 06/10/2025 Atualizada em 6 de Outubro de 2025 às 11:25

O medo, que há séculos habita as páginas da literatura, há 1 ano aterroriza os corredores do Campus Natal-Central do IFRN. Tudo começou de uma forma misteriosa. Não se sabe bem ao certo se a inspiração surgiu a partir de um pesadelo da professora Kalina Paiva ou se foi uma premonição da docente Raquel Serrão. Brincadeiras à parte, o fato é que já não adianta fugir: o terror tomou conta também do CNAT.

O Núcleo de Pesquisa em Linguagens, Literatura e Mídias (NUPELLM/CNAT) celebra o primeiro aniversário de uma de suas linhas mais sombriamente fascinantes: Literatura de Terror e suas Interfaces. A comemoração ocorre no dia 31 de outubro — data emblemática para os amantes do insólito — com uma programação especial de Halloween na Livraria Nobel do Praia Shopping, das 19h às 22h.

A noite marca o aniversário do projeto “Apocalípticas integradas: mulheres que tocam o terror, coordenado pelas professoras Kalina Paiva e Raquel Serrão e cadastrado no Edital nº 01/2024 – PROPI/RE/IFRN. Fruto de inquietações surgidas no âmbito do projeto Filhas de Poty, a iniciativa tem se destacado por ser pioneira no Rio Grande do Norte ao reunir escritoras e pesquisadoras potiguares que se debruçam sobre o gênero terror/horror, traçando diálogos com autoras de todo o país.

Ao mergulhar em um território historicamente dominado por vozes masculinas, o NUPELLM contribui para reconfigurar a autoria feminina no horror brasileiro, destacando produções literárias, quadrinhos e ilustrações assinadas por mulheres que, com coragem e criatividade, enfrentam o medo de frente — e o transformam em arte. O projeto combina pesquisa bibliográfica e de campo, buscando visibilizar o trabalho artístico feminino e os sentidos sociais do medo como espelho das angústias contemporâneas.

Para quem gosta de sentir o arrepio da imaginação, o evento promete uma experiência inesquecível. A mesa literária “O horror como espelho social”, mediada por Raquel Serrão, reunirá as pesquisadoras Conceição Guimarães, Eliane Souza, Adrielle Cipriano, Laura de Freitas, Isabelle Oliveira e Kalina Paiva, com a participação especial das escritoras Gilvânia Machado e Cristal Moura. A noite contará ainda com o lançamento dos livros "Era uma vez", de Cristal Moura e Leander Moura, e "A Cruz da Cabocla: aparições, terror e suspense", de Kalina Paiva.

Na ocasião, a programação ainda contará com a apresentação do musicista Hérik Lima, que é professor de Física do IFRN.

No cruzamento entre a pesquisa acadêmica e as pulsões do imaginário, o NUPELLM reafirma que estudar o terror é também compreender a alma humana — suas sombras, seus medos e seus silêncios. E, para isso, nada melhor do que comemorar com arte, literatura e um toque de susto.

Palavras-chave:
Literatura IFRN NUPELLM Terror CNAT