Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ex-aluno Cefet e atual engenheiro da Google dá palestra nesta sexta

Palestra acontece no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, a partir das 19h

Publicada em 12/01/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Ele é natalense e trabalha no escritório de engenharia de softwares da Google em Nova York. Daniel Amaral de Medeiros Rocha é ex-aluno do curso técnico em Informática do antigo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Cefet-RN e volta ao Campus Natal-Central do IFRN para proferir a palestra “Googler, vida e trabalho no Google NYC”, nesta sexta-feira, 15, a partir das 19h, no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão. Não é necessária inscrição para participar da palestra, que é aberta ao público.

É uma ótima oportunidade para matar a curiosidade e tirar dúvidas com quem trabalha em uma das maiores e mais influentes empresas do mundo. A presença do engenheiro da Google em Natal marca o início das atividades do Projeto Software Livre no Rio Grande do Norte em 2010, o PSL-RN.

“Nasci e morei minha vida quase toda em Natal. Fiz Ciências da Computação na UFRN e mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 2007 eu trabalho como engenheiro de software no Google em Nova York, na área de Search Quality. Ou seja, a busca web. Na palestra abriremos 20 a 30 minutos, com bastante tempo para perguntas e discussões ao final”, diz Daniel.

Cotidiano no Google

Durante a palestra, Daniel Rocha vai falar sobre o seu trabalho na empresa e a utilização de softwares livres e abertos no ambiente de trabalho e um pouco sobre os projetos de incentivo ao desenvolvimento de software da Google Incorporated, como o “Google Summer of Code” e o “Google Code Jam”. Haverá espaço para participação do público para sanar curiosidade e tirar dúvidas relacionadas ao Google, o maior site de buscas do mundo.

A palestra abordará também como é feito o processo de seleção e entrada no Google, o cotidiano de trabalho, os projetos que são desenvolvidos, algumas tecnologias de código aberto (open source) utilizadas na empresa, além de como os estudantes podem se envolver em projetos existentes.

Mais informações sobre o Programa Software Livre, acesse o site do projeto Software Livre no RN.