ENGENHARIA CIVIL

Engenharia Civil é um dos cursos de graduação do CNAT

O curso atende, com excelência de qualidade, a todos os requisitos que os tempos atuais exigem

Publicada em 02/07/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Curso Superior de Engenharia Civil é vinculado à Diretoria Acadêmica de Construção Civil (DIACON). A graduação, que tem 4.235 horas, com duração de cinco anos, é ofertada pelo Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN.
Direcionado a um mercado que é termômetro da economia, o curso de Engenharia Civil é um dos mais tradicionais da sociedade. Atendendo à demanda dessa graduação, o CNAT oferta, com excelência de qualidade, o curso com todos os requisitos que os tempos atuais exigem.
Conheça mais sobre o curso, o mercado de trabalho e o perfil do futuro profissional, que é preparado para atuar nessa área. Para isso, confira na íntegra a entrevista com o Coordenador do Curso de Engenharia Civil, o professor Gabriel Constantino.

Qual é o público-alvo do Curso de Engenharia Civil?

O estudante que deseja cursar Engenharia Civil precisa ter habilidades, em primeiro lugar, com física e matemática, ciências - conhecimentos presentes em abundância na atuação deste profissional.

Em que consiste o Curso? São quantos anos? Como é a carga horária?

O objetivo do curso consiste em formar engenheiros civis com sólida base teórico-prática, generalista com conhecimentos técnico-científicos, que abrangem a concepção de planejamento, projeto, execução, implantação, operação, manutenção, controle das edificações em geral, das infraestruturas, sistemas de transportes e saneamento. O curso tem uma carga horária de 4.235 horas, distribuída em em 5 (cinco) anos, com 10 (dez) períodos letivos.

O profissional graduado na área poderá atuar de que forma? Como é o mercado?

A Engenharia Civil está entre as profissões mais requisitadas no mercado de trabalho brasileiro. Registra ainda os melhores salários entre os profissionais de nível superior e, além de tudo, ainda oferece uma alta taxa de ocupação, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A área é vital para a economia do país. Com o investimento público e privado em infraestrutura e o aumento do poder aquisitivo da população, principalmente da chamada Classe C, cresceu o ritmo de construção de prédios, estradas, portos, barragens, pontes, plataformas, shopping centers, túneis. Mesmo em períodos de desaquecimento da economia, a demanda por engenheiros civis permanece, com possibilidades de atuação em construtoras, escritórios de engenharia, indústrias, gestão de empresas e de manutenção de obras de edificações e de infraestrutura.

Como é estruturado o curriculum do curso e qual o diferencial que ele oferece aos seus alunos?

É estruturado em regime de créditos, com disciplinas do núcleo fundamental e do núcleo científico e tecnológico. Tem o diferencial de trabalhar com a tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção), aulas práticas em laboratório, corpo docente com ampla experiência no mercado e já está adequado às mais novas exigências do MEC.

O curso possui atividades de Pesquisa? De Extensão?

Em conjunto com o curso, o aluno desenvolverá diversas atividades de pesquisa e extensão. Em extensão, destaca-se o NEPPCON (Núcleo de Extensão e Prática Profissional da DIACON). Na pesquisa, há várias linhas que são desenvolvidas na diretoria de construção civil, por exemplo: tecnologia BIM, eficiência energética, sustentabilidade nas construções, mobilidade urbana e novos materiais de construção.