Empreendedorismo

Empresa incubada do CNAT é finalista em prêmio nacional

Peg-Fio vai representar o RN

Publicada em 13/11/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A miniempresa Peg-Fio S.A/E, do Campus Natal-Central do IFRN, apoiada pela Incubadora Tecnológica do campus, foi selecionada para representar o Rio Grande do Norte no Prêmio Miniempresa, em Brasília-DF, durante os dias 8 a 11 de dezembro.O Prêmio Miniempresa é uma competição nacional entre as miniempresas do Brasil, promovida pela Associação Junior Achievement. O evento visa desenvolver nos alunos conceitos de qualidade, viabilidade, inovação, comunicação e sustentabilidade para a gestão de negócios, solidificando assim o espírito empreendedor da juventude.

Na primeira das fases, a empresa incubada do IFRN foi finalista da seleção estadual junto com outras duas miniempresas. Os critérios de avaliação foram: qualidade do produto, viabilidade produtiva e financeira, inovação, comunicação e visibilidade, desempenho e comprometimento dos gestores, além de sustentabilidade.

Posteriormente, na segunda etapa, um comitê de empresários, embasado nos protótipos dos produtos enviados pelas Junior Achievement,  e nos critérios estabelecidos na primeira fase, selecionou as 27 miniempresas finalistas, uma de cada Estado. A Peg-Fio foi então a escolhida para representar o Rio Grande do Norte a nível nacional.

Dessa forma, a miniempresa Peg-Fio vai defender seu produto na capital federal, na fase final. Nessa etapa decisiva, os responsáveis terão que apresentar os resultados, a experiência e a aprendizagem adquirida durante o programa. Os alunos serão avaliados em quesitos como atitude empreendedora, aplicação de ideias e gestão. Já o produto será analisado quanto aos seguintes fatores-chave: qualidade, criatividade, inovação, sustentabilidade e uso da tecnologia.

A miniempresa campeã nacional receberá o valor de R$5 mil, a segunda colocada R$3,5 mil e a terceira R$1,5 mil. Além do prêmio em dinheiro, as vencedoras vão concorrer aos prêmios destaque em qualidade, sustentabilidade e inovação.

Feira de Empreendedorismo

A Junior Achievement realizará também, nos dias 16 e 17/11, das 12h às 22h, a XIV edição da Rodada de Palestras e Feira de Miniempresas, no Praia Shopping.

Serão 10 miniempresas participantes do evento, que contará com palestras de dois empreendores potiguares. O IFRN será representado por 5 miniempresas, das quais duas são do Campus Natal-Central (Bubble Shop S.A/E e Peg-Fio S.A/E), duas do Campus Natal-Zona Norte (Se Oriente S.A/E e Foof S.A/E) e uma do Campus Parnamirim (Lampião S.A/E).

As miniempresas Bubble Shop S.A/E e Peg-Fio S.A/E são apoiadas pela ITNC e fabricam, respectivamente, sabonetes artesanais com formas e fragrâncias especiais e acessórios para organização de fios. Ambas são formadas por alunos do ensino médio integrado do IFRN e foram criadas no início de setembro. Todas as miniempresas venderão seus produtos durante a feira.