Egressos de Gestão Pública têm trabalhos publicados em revistas científicas

Os trabalhos oportunizaram reconhecimento e imersão na área da Pesquisa

Publicada por Romana Xavier em 22/12/2023 Atualizada há 6 meses, 1 semana

Egressos do Curso Superior de Gestão Pública tem trabalhos publicados em revistas científicas de renome no meio acadêmico. Os trabalhos oportunizaram aos autores a imersão na área da Pesquisa, que é tão incentivada pelos professores do Campus Natal-Central do IFRN.
Um dos artigos foi desenvolvido pelo aluno Eduardo Wagner Santos de Araújo, com a orientação da Professora Marli Tacconi. O artigo com o título "A Ergonomia Cognitiva na Vida do Trabalhador" foi publicado na Revista Estudo & Debate (acesse o artigo em: http://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3511) e teve como objetivo compreender como aspectos ergonômicos cognitivos influenciam na vida de um grupo de trabalhadores do estado do Rio Grande do Norte.

O estudo revelou que a maioria dos participantes não sofre problemas físicos ou psicológicos devido ao trabalho, mas não são os únicos provedores do lar; os trabalhadores de organizações com fins lucrativos estão mais expostos ao risco psicológico.
Outro artigo teve autoria da aluna Ravallany Soares Nunes, orientada pelo professor Jássio Pereira, e foi publicado na Revista Capital Científico (acesse o artigo em: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/7296).

O artigo objetivou analisar os indicadores de uso de drogas entre estudantes de 13 a 17 anos de idade, no Brasil, no período de 2015 e 2019 e constatou que as drogas mais consumidas entre os jovens em idade escolar são o cigarro, o álcool, a maconha e o crack. O uso de foi maior entre a faixa etária mais velha. Para o público de 13 a 15 anos foi possível perceber um aumento no consumo de etílicos, sobretudo no gênero feminino; enquanto o uso de drogas ilícitas sofreu redução. Em relação ao consumo de maconha e crack, destaca-se que para o público de 16 e 17 anos, o consumo de drogas ilícitas aumentou entre as pessoas do sexo feminino residentes na região Sudeste.

Revistas Científicas
Gestão Pública