LEITURA E ESCRITA

Editora IFRN e Editora da UFRN lançam edital para produção de três livros

Escritores potiguares podem submeter suas obras, nas categorias "conto", "poesia" e "romance", de 15 de maio até 15 de agosto.

Publicada em 17/05/2021 Atualizada há 1 ano

Serão produzidos três livros digitais, que ficarão disponibilizados gratuitamente nos Repositórios Institucionais do IFRN e da UFRN

A Editora IFRN, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) e a Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Edufrn) divulgaram o Edital nº 1/2021, no qual anunciam as normas para a realização da 3ª edição do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa. O objetivo do concurso é divulgar os talentos potiguares e estimular a leitura e a escrita local.

O concurso tem como público-alvo escritores potiguares, residentes em qualquer município do Rio Grande do Norte, e aqueles que residem no estado há pelo menos dez anos. Serão produzidos três livros digitais que contemplarão as categorias “conto”, “poesia” e “romance”, com temática livre.

Requisitos para submissão de propostas

As obras destinadas ao Concurso precisam obedecer às seguintes condições:

• Devem ser inéditas, isto é, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de veiculação ou publicação antes da inscrição e até a divulgação do resultado;
  • Estarem escritas em Língua Portuguesa;
  • O arquivo deve estar em formato PDF. (Sugere-se a seguinte formatação: tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas);
  • Para a categoria “conto”, a proposta deverá conter título e não poderá ultrapassar o limite de 21.000 caracteres (com espaço);
  • Para a categoria “poesia”, a proposta deverá conter título e não poderá ultrapassar o limite de 2.000 caracteres (com espaço);
  • Para a categoria “romance”, a proposta deverá conter título e não poderá ultrapassar o limite de 420.000 caracteres (com espaço);
  • Em nenhuma hipótese, sob pena de exclusão, o(s) arquivo(s) com a(s) proposta(as) de publicação pode/podem conter a identificação do(s) autor(es).

Inscrições

As inscrições para o concurso são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do e-mail concursoliterario.americo@gmail.com, no período de 15 de maio de 2021 até 15 de agosto deste ano. Conforme o Edital, cada participante poderá concorrer com até três propostas na categoria “conto”; quatro, na categoria “poesia”; e uma, na categoria romance.

No e-mail, além do arquivo da proposta de publicação, deve ser anexada a Ficha de Identificação, disponível no Edital, na qual deve ser indicada a categoria de submissão (“conto”, “poesia” ou “romance”), os dados do(a) autor(a), o título da proposta, um breve currículo, endereço eletrônico e telefone para contato. É necessário que os participantes leiam todas as instruções presentes no edital.

Avaliação

Os textos submetidos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por profissionais da área, designada pelos gestores da Editora IFRN e da EDUFRN. A equipe seguirá os critérios de qualidade literária, criatividade e inovação, além da adequação linguística e adequação às características de cada gênero literário.

Premiação e resultados

Para a categoria “conto”, serão selecionadas até 15 propostas. Na categoria “poesia”, serão escolhidas até 40. Será selecionada apenas uma proposta na “romance”.

O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro de 2021, no Boletim de Serviço da UFRN e nos Portais do IFRN da UFRN.

EtapasDatas
Inscrições15/05/2021 a 15/08/2021