Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

"É preciso consolidar a identidade profissional dos professores", diz palestrante

Nilva Schroeder falou sobre políticas públicas para a formação docente

Publicada em 24/11/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

"É imprescindível perceber que visão tem os jovens sobre a profissão do professor, e que visão temos nós, que somos professores". A frase é da professora Nilva Schroeder, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que ministrou a palestra Políticas Públicas para a Formação do Professor, na tarde desta quarta-feira, 24, no Fórum das Licenciaturas dos Institutos Federais, que está sendo realizado no Campus Natal-Central do IFRN. Ela falou sobre educação básica e sobre a participação dos entes públicos na valorização da capacitação dos docentes.

Segundo a professora, a consolidação da identidade profissional dos professores é uma preocupação que deve nortear os cursos de licenciaturas. "É preciso consolidar a identidade profissional dos professores, buscando fortalecer e ampliar as licenciaturas, desenvolver competências e novas habilidades, como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), além de exercer a docência reconhecendo e valorizando a diversidade cultural dos estudantes", disse.

Os Institutos Federais assumem cada vez mais, segundo a palestrante, metas e compromissos com a melhoria da educação básica e profissionalizante. "Ainda temos muitos desafios, como saber nossos limites e possibilidades, estimular a profissionalização, discutir questões como carreira, pisos, dedicação exclusiva, entre outros aspectos", frisou. "Quem pode fazer as mudanças necessárias para melhorar a educação pública somos nós mesmos, ao assumirmos os tensionamentos necessários à formação adequada de profissionais para atuar em sala de aula", resumiu.

Para a educadora, a formação de professores que atuam na educação básica deve ser pensada com foco na reestruturação dos currículos, no financiamento por parte do poder público, assegurando graduação e pós-graduação de qualidade. "Para quem faz especializações, defendemos redução de 50% da jornada de trabalho e, liberação de 100% de licença automática ou remunerada, com manutenção integral dos salários, para professores que queiram se capacitar em nível de mestrado e doutorado", destacou Nilva.

Formação docente na contemporaneidade

A tarde de discussões no Fórum das Licenciaturas ainda teve uma mesa-redonda mediada pelo professor Artemilson Alves de Lima (IFRN). Foram convidados os professores Bruno Fernandes Zenóbio de Lima (Capes), Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade (UFRN), Vani Moreira Kensky (ABED) e Rita de Cássia Porto (UFPB e ABED). Eles discutiram os parâmetros para a formação docente na contemporaneidade.

O Fórum das Licenciaturas segue até sexta-feira, 26.

 

Saiba mais

Site do evento