EXTENSÃO

Docentes e estudantes do Campus Natal-Central recebem convite para visita técnica ao CERN e LIP

Carta de convocação foi destinada a participantes do Clube de Ciência

Publicada por Davi Silva em 23/08/2024 Atualizada há 1 mês

O Clube de Ciência do IFRN conquistou um grau de reconhecimento internacional significativo: seus integrantes receberam convites para uma visita técnica ao European Organization for Nuclear Research (CERN), o maior laboratório de Física de Partículas do mundo, localizado na fronteira entre a França e a Suíça, e ao Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa, Portugal.

O convite, que ressalta a projeção nacional e internacional do projeto de extensão "Inclusão Científica: do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas", é direcionado a alunos e docentes envolvidos no projeto. Essa ação extensionista tem como foco principal a formação científica e tecnológica de estudantes do Ensino Técnico Integrado, desenvolvendo neles habilidades específicas, gerais e sociais, que os preparam tanto para a continuidade dos estudos quanto para o mercado de trabalho.

A visita ao CERN e ao LIP será acompanhada por atividades científicas planejadas, incluindo visitas a museus de ciência, oceanário, além de locais históricos e culturais, proporcionando uma formação completa e contextualizada para os participantes. Essas experiências estão em sintonia com os objetivos do projeto de extensão selecionado pelo Edital Nº. 06/2024 - PROEX/IFRN, voltado à internacionalização institucional, promovendo a educação científica por meio de atividades como visitas virtuais ao Experimento ATLAS, MasterClasses em Física de Partículas e palestras.

Os professores Amadeu Albino e Glória Albino, que fazem parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia CERN-Brasil, coordenam o projeto. Eles têm colaborado com pesquisadores do Experimento ATLAS no CERN desde 2012, contribuindo para o avanço da ciência no país. A participação dos alunos nessa visita técnica ao CERN e ao LIP não só reforça a relevância do projeto, mas também destaca os frutos do compromisso do IFRN em proporcionar uma educação de excelência, alinhada com as demandas da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico global.