Divulgado edital de fomento à produção cultural de artistas da palavra falada

Iniciativa é do Instituto de Estudos Brasileiros da USP

Publicada em 15/09/2020 Atualizada há 1 ano

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP publicou edital para o concurso #pelademocracia, que tem como objetivo colaborar com a reflexão sobre democracia no âmbito da sociedade, favorecendo a diversidade das expressões e buscando atingir públicos não necessariamente acadêmicos. São convidados a submeter vídeos ao concurso poetas de cordel e repentistas, freestyle rappers e de slammers. As inscrições e o envio dos vídeos devem ser feitos pelo site ieb.usp.br/concursopelademocracia até as 18h do dia 5 de outubro. A lista dos 30 selecionados será divulgada no dia 23 de outubro.

De acordo com o edital, os vídeos devem ter até 3 minutos de duração, gravados na posição horizontal, começando com o nome dos artistas. É preciso ainda uma declaração de consentimento para a utilização de imagem e som. Para a premiação, serão avaliados os seguintes critérios: qualidade do texto, da imagem e do áudio; criatividade; respeito a questões étnicas; originalidade; e pertinência ao tema do concurso. Trinta trabalhos serão selecionados e integrarão um vídeo teaser, que será exibido no canal do IEB no YouTube, canal em que também ficarão disponíveis os vídeos completos. Além da divulgação de suas obras, os artistas selecionados receberão certificados.

O concurso visa reafirmar a instituição pública de ensino como um espaço polifônico, aberto às manifestações de toda a sociedade e acolhedor das várias expressões. A professora Diana Gonçalves Vidal, diretora do IEB/USP, acrescenta que "A reflexão acadêmica acerca da democracia é uma instância importante do debate público, na medida em que traz um conjunto de elementos para a análise, mas ouvir as vozes de outros grupos sociais, como slammers, cordelistas e free style rappers, a maneira como esses grupos sintetizam, entendem e representam a democracia, é também fundamental".

Para Francinaide de Lima Silva Nascimento, docente do Campus João Câmara e editora-chefe da Revista Holos, "O concurso do IEB/USP permite à comunidade do IFRN a oportunidade de participação e reflexão em torno dos processos democráticos, a partir de expressões dos diversos grupos culturais que constituem o nosso entorno acadêmico, a exemplo de quilombolas, indígenas, camponeses, ​citadinos. Nosso fazer institucional, tendo como pilar a formação humana integral, busca a inserção societária a partir dos princípios democráticos, bem como de expressões artísticas e culturais. Além do fato de o IFRN ser constituído por um significativo índice de estudantes jovens, seu corpo de servidores também pertence a essa camada, e os campi estão localizados em uma diversidade regional que atende expressiva parcela da sociedade com ricas expressões".

Acesse:

Concurso #pelademocracia