Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Técnico subsequente

Divulgada lista com local, dia e horário das aferições de heteroidentificação

Etapa corresponde ao processo seletivo dos cursos técnicos subsequentes com ingresso no semestre 2023.1

Publicada em 31/01/2023 Atualizada há 1 ano

Resultado preliminar será divulgado a partir do dia 9 de fevereiro de 2023

A Coordenação de Acesso Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cadis/IFRN) divulgou a lista de candidatos convocados para aferição no processo de heteroidentificação, informando sobre o local, a data e o horário que o procedimento será realizado. 

Os candidatos convocados na lista deverão comparecer, de forma presencial, às Comissões Locais de Heteroidentificação de cada campus, nos dias e horários sinalizados. Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) que não realizarem o procedimento no horário informado, não concorrerão às vagas destinadas para essa afirmação. 

O candidato autodeclarado indígena deve anexar, na Área do Candidato, a Declaração de Pertencimento Étnico, conforme modelo disponibilizado no Anexo X do Edital. O procedimento pode ser realizado a partir de 28 de janeiro até o dia 2 de fevereiro de 2023. A não realização do procedimento implicará na perda do direito de concorrer a vaga para esse público. 

Heteroidentificação 

A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, será confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas. 

A operação ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN). Conforme indicado no Edital, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se refere à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorrerá, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. Esse processo seguirá ritos específicos, descritos no documento. Entre eles: o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VII e IX do Edital

Cada participante – perante a Comissão Local de Heteroidentificação deverá realizar os seguintes procedimentos: 

  • Se posicionar de frente para a câmera; 
  • Responder aos seguintes questionamentos: “Você confirma a sua autodeclaração como candidato preto ou pardo?”; 
  • “Você autoriza a gravação em vídeo e uso das imagens do procedimento de heteroidentificação pelo IFRN?”; 
  • Mostrar o dorso de ambas as mãos para a câmera, conforme for orientado; 
  • Fazer os movimentos para visualização dos perfis de seu rosto, conforme for orientado; e 
  • Assinar declaração de comparecimento. 

Para segurança e integridade do procedimento, todo o processo de aferição será gravado e as imagens permanecerão sob a guarda do IFRN. 

Acesse: 

Lista de local para aferição de heteroidentificação 

Edital nº 48/2022

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas