Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Diretoria de Tecnologia da Informação

Diretoria de Tecnologia da Informação: ações, objetivos e desafios

Conheça o diretor da área e os planos para a nova gestão

Publicada em 13/05/2020 Atualizada há 1 ano

Foto cedida

Novo gestor da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), Diderot Franco Sampaio Junior é formado em Tecnologia em Banco de Dados, pela Fal/Estácio de Sá e especialista em Redes de Computadores pela UNI-RN.

Entusiasta da área de gestão de TI, participou de diversos cursos na área, entre os quais: “Planejamento e Gestão Estratégica de TI”, “Gerenciamento de Serviços de TI”, “Planejamento e Contratação de Serviços de TI”, “Fundamentos ITIL”, entre outros. Com mais de 18 anos experiência profissional na área de Tecnologia da Informação, com atuações diversas, entre as quais a de analista de suporte da LANLINK/TJRN e da TIM Nordeste Telecomunicações.

Servidor do IFRN desde 2011, inicialmente lotado na COINRE/DIGTI/RE, trabalhou como coordenador substituto e também como diretor interino da DIGTI. Foi professor de cursos FIC no PRONATEC e docente formador do campus Zona Leste. Focado em uma gestão que preza pela eficiência de recursos públicos aliada à missão da área de Tecnologia da Informação, o novo diretor de TI objetiva aproximar, cada vez mais, a área da comunidade acadêmica, fortalecendo os laços com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Confira a entrevista na íntegra.

 

- Quais serão as principais ações planejadas para a Diretoria de Tecnologia da Informação?

A diretoria de TI vem, ao longo dos anos, traçando suas ações alinhadas ao PDTI e PDI do IFRN. Ações como implementação de políticas e práticas de governança de TI, melhorias na infraestrutura de comunicação (rede lógica) e computacional de TI, além de políticas de capacitações internas são essenciais para que consigamos atingir o nosso propósito de missão institucional de “Prover e integrar soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação, apoiando o IFRN na execução da sua atividade de ensino, pesquisa, extensão e gestão.” .

- Quais os objetivos dessas ações?

Com o planejamento das nossas ações traçado, objetivamos implementar, cada vez mais, uma gestão de eficiência, com um olhar voltado à otimização dos recursos públicos, entregando equipamentos e serviços de qualidade para atender às demandas administrativas e acadêmicas do Campus Natal-Central.

- Quais serão os principais diferenciais que se pretende agregar à nova Diretoria de Tecnologia da Informação?

Ao longo dos anos, a DTI vem trabalhando para atender com eficiência e eficácia às demandas do Campus Natal-Central. Precisamos manter o padrão de qualidade, através do fortalecimento da governança de TI, da ética e  da eficiência na utilização dos recursos públicos. Aliado a isso, uma gestão mais participativa internamente com os seus colaboradores e, ao mesmo tempo, mais próxima da comunidade acadêmica são os principais diferenciais que pretendemos agregar.

- Quais são os principais desafios da Diretoria deTecnologia da Informação?

Nos tempos atuais de turbulências na politica, na saúde e na economia, a DTI terá como grande desafio responder com agilidade e flexibilidade necessárias às constantes mudanças de necessidades tecnológicas das áreas administrativas e, principalmente, acadêmicas, agindo dentro das normativos e marcos legais.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas