Diretoria de Atividades Estudantis

Diretoria de Atividades Estudantis: os alunos são a "força motriz"

Programas de assistência estudantil viabilizam a continuidade dos estudos para muitos alunos

Publicada em 06/05/2020 Atualizada há 1 ano

Ex-aluna do IFRN, onde concluiu o Curso Técnico Integrado em Saneamento, a diretora de Atividades Estudantis do Campus Natal-Central, Frankleide Carlos, é graduada em Serviço Social e em Direito. Frankleide se especializou em Políticas Públicas na Universidade de Brasília e fez Mestrado em Educação Profissional no IFRN.

A servidora está, há 14 anos, na Instituição como assistente social e já colaborou nas funções de coordenadora e diretora de Atividades Estudantis assim como assumiu a função de substituta eventual na direção-geral do Campus. Quando questionada sobre o que a motiva no trabalho que desenvolve, a diretora enfatiza a importância dos estudantes: "O sucesso de todos os alunos é a nossa força motriz".

Confira a entrevista na íntegra:

- Quais serão as principais ações planejadas para a Diretoria de Atividades Estudantis?

Ampliar a oferta dos programas de assistência estudantil, a fim de atender um número maior de estudantes em vulnerabilidade social, considerando ainda a grande demanda de estudantes que  necessitam serem assistidos.

Aumentar o refeitório dos estudantes, visando aperfeiçoar a qualidade do atendimento e proporcionar um ambiente de maior conforto.

Fortalecer o trabalho multidisciplinar dos profissionais da assistência estudantil com outras diretorias no Campus, na perspectiva de proporcionar um melhor planejamento das ações voltadas para os estudantes.

Intensificar o acompanhamento dos estudantes assistidos pelos programas de assistência estudantil, em conjunto com a Diretoria de Ensino e com as Diretorias Acadêmicas.

Desenvolver uma metodologia de trabalho que possa integrar as ações das equipes profissionais dos setores da Diretoria (Serviço Social, Setor de Saúde, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia).

Incentivar a capacitação profissional dos servidores.

Apoiar as ações discentes em consonância com as entidades de representação estudantil.

- Quais são os objetivos dessas ações?

-Os objetivos dessas ações têm como fundamento solidificar, cada vez mais, as atividades que já são realizadas no Campus, por meio da Diretoria de Atividades Estudantis, de forma a realizar uma melhor prestação dos serviços e, assim, contribuir para a permanência escolar dos estudantes. Isso sempre contando com o apoio e compromisso de um quadro de servidores extremamente capacitados em suas áreas.

- Quais os principais diferenciais que se pretende agregar à nova gestão da Diretoria de Atividades Estudantis?

- Alguns diferenciais precisam ser implementados para que o trabalho avance e propicie melhores caminhos, tais como:  criação de uma coordenação para o setor de saúde na estrutura organizacional do Campus, considerando o universo de serviços que são ofertados à comunidade pelo respectivo setor; estruturação administrativa da diretoria, para aprimorar os serviços, fortalecimento dos programas de assistência estudantil e seu devido acompanhamento, sistematização e publicização das ações realizadas com a comunidade.

- Quais são os principais desafios?

Grandes são os desafios a serem enfrentados, sendo o principal deles o investimento financeiro, que é necessário para efetivarmos, com maior eficácia, o acesso dos discentes aos programas de assistência estudantil. Outro desafio importante é estabelecer uma metodologia para um planejamento institucional que priorize as ações de assistência estudantil como meio de transformação social e cidadania, uma vez que se tem observado uma tendência de contingenciamento no orçamento para as Instituições de Ensino.