Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OBRAS 2017

Direção Geral investe em obras e melhorias na estrutura do CNAT

Os investimentos irão tornar o Campus mais inclusivo e acessível

Publicada em 23/01/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O ano de 2017 será de mudanças para o Campus Natal Central. O ano letivo tem início nesta segunda-feira (23) e contará com obras de infraestrutura, entrega de novas salas modelos, laboratórios reformados, aquisição de cadeiras de rodas elétricas e de sinalizações visando melhorar a acessibilidade dentro do Campus. A Direção Geral está trabalhando para melhorar a estrutura do CNAT e torná-lo cada vez mais inclusiva e agregadora.

Uma das mudanças que irá gerar grande impacto no Campus é a obra da guarita da Avenida Bernardo Viera. A arquiteta responsável pelo projeto é Érika Alcoforado, junto com a engenheira do CNAT, Iara Brito.

A mudança na entrada da Avenida Bernardo Vieira visa tornar o Campus cada vez mais acessível. Segundo a engenheira Iara, sãos dois motivos principais que motivaram a mudança, “são dois motivos importantes, um é a questão da acessibilidade, que a gente está trabalhando dentro do Campus desde 2014, com o intuito de deixar todos os espaços acessíveis; e o segundo é voltado ao controle de acesso, que será feito através de novas catracas ligadas diretamente ao setor de tecnologia do CNAT”, esclareceu Iara.

É válido destacar também, que com a obra da guarita todas as pessoas com acessibilidade reduzida ou deficiência poderão ter acesso ao CNAT através da entrada da Bernardo Vieira, coisa que não acontece hoje. A obra deve ter início ainda em janeiro, mas aguarda a liberação do contrato que se encontra na Procuradoria Jurídica (PROJU), na Reitoria do IFRN.

Outra obra de grande impacto será a mudança dos muros que cercam o Instituto na Avenida Salgado Filho, por grades. O projeto também é assinado pela arquiteta do CNAT, Érika Alcoforado. A troca de muros por grades dá ao IFRN uma nova roupagem, trazendo benefícios como maior integração entre público externo e interno, maior visibilidade do nosso bosque, além da ligação com a obra da guarita da Bernardo Viera, harmonizando visualmente os espaços do CNAT.

A Direção Geral também realizou investimentos visando o período de chuvas em Natal. A partir de 2017 o CNAT poderá captar a água da chuva. Reservatórios e novos encanamentos foram adquiridos para que esse processo importante seja realizado. Esse projeto, além de realizar a captação de águas, irá fomentar a pesquisa, já que as águas captadas serão analisadas e tratadas pelos professores e estudantes da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN). Os reservatórios foram instalados por trás do campo de futebol.

Melhorias na infraestrutura e Acessibilidade

Além de obras, a Direção Geral realizou investimentos visando a melhoria da infraestrutura oferecida nas salas de aula e laboratórios do campus, consequentemente oferecendo melhores condições de trabalho e ensino a professores e alunos. Foram entregues seis laboratórios reformados na Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN) e dois na Diretoria Acadêmica de Indústria (DIACIN), com novos armários, bancadas e capelas de segurança.

A outra prioridade da Direção Geral é tornar o Campus Natal Central cada vez mais acessível e inclusivo. Visando colocar na prática tal prioridade, foram construídas quatro novas salas modelos que atendem as especificidades dos alunos que possuem algum tipo de necessidade especial. Quadros de vidros, espaço que comporte confortavelmente todos, portas maiores, projetor, salas de aula que possibilitem aos alunos desenvolverem suas potencialidades e aos professores uma estrutura adequada para as aulas.

Junto a isso, foram adquiridas três cadeiras de rodas elétricas. Atualmente o CNAT possui dois alunos com necessidades especiais que irão fazer o uso das cadeiras, além de um servidor, também com necessidades especiais, que coordena o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE). Por fim, também já está em fase de conclusão de licitação a nova sinalização do Campus, que irá melhorar a acessibilidade e orientação dentro do CNAT.

Para o Diretor de Administração e Planejamento, Francisco Pontes, “O ano de 2017 será de desafios. Na questão da aquisição dos equipamentos, queremos melhorar o parque de informática, tanto o acesso à internet como a modernização dos computadores. Em termos de reforma, a principal delas é ampliação da acessibilidade no Campus e a sinalização que será completamente nova; e também vamos buscar entregar no padrão modelo, ainda este ano, as sete salas que faltam no bloco C.” concluiu Francisco.