Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão de Pessoas

Diretoria de Administração de Pessoal: um olhar para as pessoas

A gestão busca focar no relacionamento interpessoal, na qualidade de vida e na capacitação do servidor

Publicada em 04/05/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto cedida

Bacharel em Direito pela UFRN, Kaline Karla de Oliveira Lima é pós-graduanda em Gestão de Pessoas na Estácio de Sá e ingressou no então CEFET-RN, em 2007. Há 12 anos, está na Instituição, dos quais 10 anos foram dedicados à experiência na área de Gestão de Pessoas. Durante a trajetória, a nova gestora da Diretoria de Administração de Pessoal desenvolveu os seguintes trabalhos: três anos na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Zona Norte, como coordenadora; dois anos na Coordenação de Administração de Pessoal da DIGPE, na Reitoria, na função de coordenadora; e cinco anos na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Parnamirim, dos quais, durante quatro anos, atuou como coordenadora.

Além do trabalho na área de Gestão de Pessoas da Instituição, a servidora é  membro  da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos (CIS/PCCTAE) do IFRN. Na comissão, durante o triênio 2009-2011, ela atuou como membro titular; de 2012-2014, como coordenadora geral; e, no triênio de 2018-2020.1, também como coordenadora geral.

Com planos e metas para gerir a Diretoria de Administração de Pessoal, a servidora objetiva trabalhar a gestão de pessoas "além da burocracia cotidiana", com foco em contribuir para o desenvolvimento dos servidores (ativo ou inativo), "em suas demandas com a DIAPE". Além disso, a nova gestão intensificará o fortalecimento da Instituição IFRN Campus Natal-Central. Confira a entrevista completa:

- Quais serão as principais ações planejadas para a Diretoria de Administração de Pessoal?

As ações planejadas para a área de Gestão de Pessoas são: Implementação de um gerenciamento transparente nas atividades de gestão de pessoas, fomento  às atividades culturais e de qualidade de vida do servidor, desenvolvimento de um banco de talentos para participação dos servidores junto à gestão, aliado ao plano de capacitação dos servidores, além do fortalecimento da equipe da DIAPE, com capacitações constantes, no que se refere à gerenciamento e uso de sistemas informatizados de gerenciamento e controle.

- Quais os objetivos dessas ações?

- As ações previstas no plano de trabalho objetivam estreitar as relações dos servidores no seu contexto laboral. Além disso, pretende-se estimular a capacitação e a valorização deles, além de promover a integração e  a qualidade de vida no trabalho, pois o desenvolvimento de pessoas é um fator crítico de sucesso para o funcionamento das atividades.  Ademais, objetivamos a continuidade do excelente trabalho da equipe da DIAPE em suas atividades rotineiras, como no gerenciamento e domínio dos sistemas informatizados e de controle e seu desenvolvimento frente às constantes mudanças.

- Quais serão os principais diferenciais que se pretende agregar à Diretoria de Administração de Pessoal?

O nosso trabalho na DIAPE pretende agregar ao serviço uma gestão que preze pelo bom relacionamento interpessoal na condução das demandas dos aposentados, pensionistas e ativos, buscando uma compreensão das motivações, soluções pretendidas e percepções desse público, para se atingir a missão do servidor público. Além disso, nosso serviço terá sempre foco na legalidade e na ética nos procedimentos rotineiros, fatores que a própria natureza do trabalho exige.

- Quais os principais desafios da Diretoria de Gestão de Pessoas?

O IFRN sempre foi referência na excelência de suas atividades, sejam elas no Ensino, na Pesquisa, na Extensão ou na Administração. O principal desafio é a continuidade e a melhoria dessa referência, considerando a tendência atual (âmbito nacional) quanto à extinção de cargos do PCCTAE (Plano de Carreira e Cargos Técnicos Administrativos) e as dificuldades de novos concursos públicos para reposição de docentes, diante do número de servidores que estão se aposentando no Campus. Contudo, com o apoio da Direção Geral, eleita para o atual mandato, e de sua equipe gestora, tenho a confiança que os desafios serão encarados e solucionados, da melhor forma possível.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas