INCUBADORA

Diretores sistêmicos do Campus Natal-Central se reúnem com representante da ITNC

Encontro foi realizado para planejamento do programa Empreenda CNAT, com foco nos estudantes do campus

Publicada em 01/04/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Grupo gestor do CNAT se reuniu com representante da ITNC nesta sexta-feira, 1º de abril. Foto: Mariana

As diretorias sistêmicas de ensino, pesquisa e extensão do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN se reuniram com a gerente da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), Claudine Carrilho. O encontro ocorreu no Gabinete da Direção-geral do campus, na manhã da última sexta-feira, 1º de abril e contou, também, com a presença do Diretor-geral do CNAT, professor Jonas Lemos. A reunião teve como tema o projeto pioneiro de compromisso mútuo das diretorias sistêmicas para planejamento do programa Empreenda CNAT, que tem como objetivo difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação, bem como o desenvolvimento das habilidades empreendedoras nos alunos do campus

A ideia surgiu em meados de 2020, no início da gestão do professor Handson Pimenta à frente da Diretoria de Pesquisa e Inovação (Dipeq) do Campus Natal-Central, após uma análise acerca dos trabalhos realizados pela incubadora. "Ficou bem evidente que a ITNC tinha um trabalho muito consolidado com a Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (Diatinf), mas existia uma limitação da atuação da incubadora nas demais diretorias", explica Handson. Em 2021 teve início um trabalho através da criação de um programa chamado Difusão da Cultura do Empreendedorismo Inovador, onde foi firmado um convênio com o SEBRAE. Mas em razão das dificuldades impostas pela pandemia, o índice de participação das outras diretorias em atividades incubadas ainda não tinha se demonstrado satisfatório. A partir disso, outra estratégia foi colocada em prática.

Empreenda CNAT

"Renomeamos o programa para Empreenda CNAT e focamos no desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos nossos alunos. E para viabilizar essa ação, trabalhamos com um dos princípios da gestão do professor Jonas, que é o da integração", conta Handson. "Vamos começar agora com um programa piloto dentro do mestrado profissional de Uso Sustentável de Recursos Naturais, no qual os alunos qualificados irão participar de uma capacitação como uma forma de alinhar os produtos tecnológicos deles para o mercado, com uma atenção especial às engenharias", explica. E as atividades do programa reformado já têm previsão de lançamento, como adianta o professor Handson. "Nesse semestre a gente vai começar a ampliar as ações da ITNC dentro das diretorias. O evento de lançamento, que está previsto para o final de maio, será um dos primeiros eventos presenciais desde o início da pandemia e contará com palestras e TEDs. Uma maratona de empreendedorismo, em que lançaremos também o edital do Hotel de Projetos", conta.

Para Lúcia Lúcio, que está, atualmente, à frente da Diretoria de Extensão (Direx) do CNAT, a reunião proporcionou uma ação conjunta para fomentar a cultura de empreendedorismo no campus. "É uma alternativa de fazermos uma integração entre ensino, pesquisa e extensão para fortalecer o ecossistema empreendedor. Pensamos em ações para gerar engajamento dos alunos e professores para que a gente crie um processo retroalimentado, criando um envolvimento dentro das nossas disciplinas e dos nossos projetos de extensão para participarem do Hotel de Projetos da incubadora", explica.

Jonas Lemos, diretor-geral do CNAT, destacou o papel do Empreenda CNAT na formação dos participantes na resolução problemas. "O empreendedorismo representa a elaboração e execução de uma ideia. Empreender é lidar com desafios e criar soluções eficazes. E é diante desse cenário que surge o Empreenda CNAT, como uma ferramenta para desenvolver uma mentalidade empreendedora e características pessoais que impulsionem a empreitada. Além da produção do conhecimento, é claro", ressalta.

Acesse:

Conheça a Incubadora Tecnológica Natal Central