Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Direção do Campus Natal Central visita CAEDD

Objetivo é firmar parceria para capacitar dependentes em reabilitação

Publicada em 06/08/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Uma comissão formada pelo Diretor do Campus Natal Central, José Arnóbio de Araújo Filho, pelo Diretor de Extensão, Luis Antônio de Araújo, pelo servidor Valmir de Lucena, e pelo professor aposentado e coordenador do projeto Fraldinha, Nivaldo Calixto, visitou nesta sexta-feira, 03/08, a Casa de Assistência Espiritual aos Dependentes de Drogas, CAEDD. O objetivo da visita foi conhecer a realidade da Instituição para firmar uma parceria em um projeto de capacitação profissional dos dependentes químicos.

“Rogério, da SOS Mangue, prof. Nivaldo Calixto e Marconi estiveram no IFRN e conversamos sobre a possiblidade de fazer uma parceria. O IFRN tem uma responsabilidade com a sociedade, com esse problema social que é gravíssimo. Nós temos cursos na área de construção civil, de eletrônica, temos o PRONATEC , com a qualificação profissional  e a partir daí podemos capacitar e fazer uma parceria com a CAEDD. Mas quero dizer primeiro que cada um de nós tem um tipo de dependência que precisa superar, mas para isso é preciso querer realmente e querer não se aprende na escola, depende de vocês. Vontade de superação. Por isso quero deixar essa mensagem para vocês: lutem! Só construímos sonhos quando acreditamos neles”, disse o Diretor do Campus Natal Central do IFRN.

Construir sonhos é uma das principais virtudes do presidente da Casa de Assistência Espiritual aos Dependentes de Drogas, CAEDD, Marconi Pereira de Brito. “Aqui atendemos no máximo a 25 pessoas. A infraestrutura é precária, mas corremos atrás, pedimos ajuda, colaboração de todas as formas, doações. Temos também auto-ajuda, visita de psicóloga a cada 10 dias, de forma voluntária. Temos a horta para eles cultivarem, a serralheria, a marcenaria básica. Tudo para que ocupem a mente e o corpo com coisas boas. Muitos deles são pintores, pedreiros, marceneiros, mecânicos e precisam de uma chance para se recuperar e retomar a sua profissão e voltar para sua família.” De acordo com Marconi Brito “90% dos casos têm a ver com a desestruturação da família. "Muitas vezes a própria família ignora o problema de saúde porque sobrevive do dinheiro do tráfico”, explica.

Durante o encontro, o Diretor de Extensão, Luís Antônio de Araújo parabenizou os dependentes pela coragem “Gostaria da de dar os parabéns a vocês que têm coragem de reconhecer e buscar  vencer as próprias fraquezas. E a você também, Marconi, porque se dedica a essa causa. O IF está buscando ir além das suas fronteiras, tentar ajudar no que for possível a sociedade. Tentar abraçar a causa. Façam como o professor Nivaldo Calixto, no projeto Fraldinha, busquem o querer de vocês e se superem”.

Superação é palavra de vida para o servidor Valmir de Lucena “Eu tive um problema parecido na minha família, com o meu filho, e digo a vocês, com muita luta e fé, nós superamos juntos, então vocês também são capazes de superar tudo isso, não desistam”, disse ele em tom emocionado.

O professor Nivaldo Calixto, voluntário em projetos sociais e coordenador do projeto Fraldinha falou a respeito da importância do sentimento da esperança “Estamos aqui para plantar um pé de esperança. Sou ambientalista e quero plantar esperança para vocês. O IF vai ajudar a trazer um novo caminho para vocês”.