DIPEQ reúne representantes de grupos de pesquisa e organiza evento da área

Encontros aconteceram nos dias 7 e 8 de junho

Publicada em 10/06/2021 Atualizada há 1 ano

Nos últimos dias 7 e 8 de junho, a Diretoria de Pesquisa e Inovação (DIPEQ), do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN, reuniu os líderes dos grupos de pesquisa do campus. Na ocasião, estiveram em pauta alguns aspectos referentes aos grupos: análise crítica dos indicadores dos grupos de pesquisa do CNAT; definição de comissão para desenvolvimento de uma norma técnica para regulamentação geral dos grupos de pesquisa; planejamento do Fórum de Gestão de grupos de pesquisa do CNAT; e dúvidas sobre os editais 03 e 04 da DIPEQ.

Participaram dos encontros 25 líderes e vice-líderes e a análise dos indicadores levou a algumas diretrizes, tais como: necessidade de atualização do currículo Lattes e dos grupos no Diretório do CNPq, em especial na atualização dos recursos humanos (pesquisadores e estudantes); cadastramento de estudantes sob supervisão de TCC no diretório como um projeto de fluxo contínuo no SUAP, além de busca de produção bibliográfica e técnica.

Nas reuniões, esteve presente uma comissão formada a partir de critérios como abrangência e experiência. Dessa forma, nos encontros, estiveram representantes de diretorias acadêmicas do CNAT, além de docentes líderes de grupos e professores com experiência em produção bibliográfica ou técnica. Dentre os representantes, participaram: Carla Aguiar Falcão; Girlene Moreira da Silva, Maria Trinidad Pacherrez Velasco e Maria da Glória do Nascimento Albino (DIAC); José Álvaro de Paiva (DIATINF); Narla Sathler Musse de Oliveira (DIAREN); Josyanne Pinto Giesta (DIACON); Jacques Cousteau Borges (DIACIN) e Handson Cláudio Pimenta e Allana Karyne Nobre (DIPEQ).

A comissão terá até 30/7 para apresentar uma minuta do regimento a ser discutido no Fórum de Gestão de grupos de pesquisa. O fórum, que acontecerá nos dias 12 e 13/08, visa unificar os grupos de pesquisa do CNAT, fortalecendo assim a Pesquisa e Inovação do campus. Além disso, o evento tem como objetivo discutir e aprovar a minuta do regimento geral dos grupos; apresentar e colocar em prática o plano de treinamento anual de pesquisa e inovação, assim como difundir boas práticas de gestão dos grupos e de conhecimento sobre o desenvolvimento de projetos e escrita de artigos.

A iniciativa terá em sua programação diversas atividades, tais como: palestras sobre preenchimento do lattes, produção escrita de projetos e artigos, mesas redondas sobre o regimento geral e compartilhamento sobre experiências de alunos e egressos em projetos de pesquisa.