Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MEIO AMBIENTE

DIAREN abre seleção para primeira turma do Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais

Inscrições vão de 08 a 19 de junho com 20 vagas para portadores de diploma de graduação

Publicada em 02/06/2015 Atualizada há 1 ano

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o IFRN, por meio da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais do Campus Natal Central (DIAREN/CNAT), torna público o edital de seleção para Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN), aprovado pela Capes, em dezembro do ano passado.

O programa visa formar profissionais, em nível de pós-graduação stricto sensu, interessados em atuar com estudos e técnicas interdisciplinares relacionados com o uso e o aproveitamento sustentável de recursos naturais, na qualidade de professores, consultores e técnicos, articulando pesquisa com aplicação profissional. 

São oferecidas 20 vagas em duas linhas de pesquisa: “Saneamento Ambiental” e “Sustentabilidade e Gestão dos Recursos Naturais”. A inscrição do candidato será feita exclusivamente via Internet, através do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN, cujo link é http://ingresso.ifrn.edu.br, das 14h do dia 08 de junho às 23h59min do dia 19 de junho de 2015. 

Poderão se inscrever portadores de diploma de curso superior de graduação ou equivalente de diferentes áreas de conhecimento, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A taxa de inscrição é de 50 reais.

A DIAREN tem uma experiência acumulada de qualificação e requalificação continuada de profissionais voltados para atuar na área de recursos naturais. Atualmente, a Diretoria forma técnicos de nível médio em Controle Ambiental, Geologia, Mineração e Segurança do Trabalho. Desde 2000, vem ofertando o curso de graduação em Tecnologia do Meio Ambiente, que, posteriormente, recebeu a denominação de Gestão Ambiental. A partir de 2009, implantou cursos de pós-graduação lato sensu de Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore e de Gestão Ambiental.

Os docentes do Mestrado Profissional esperam que o programa favoreça ações de pesquisa aplicada com vistas a um agir sustentável local e regional, trazendo impactos socioeconômicos e ambientais positivos em diversas áreas, como técnicas e manejos integrados dos recursos naturais, economia de água e energia, resolvendo problemas que vão do saneamento ambiental à ampliação da área irrigada, difusão de estratégias para a melhoria das condições climáticas, fomento e fortalecimento de políticas públicas, da agricultura familiar e da agroindústria local, qualificação e aproveitamento da mão de obra familiar, entre outras.

Saiba mais:
Página oficial do Programa
Edital Nº 01/2015 – PPgUSRN/IFRN
E-mail: ppgusrn@ifrn.edu.br
Telefones: (84) 4005-9952 (Coordenação) / 4005-9947 (Secretaria)/(84)

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas