DIAES faz campanha contra a tuberculose

Nesta terça (13), uma equipe fará o teste para divulgar durante a Expotec

Publicada em 12/12/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Diretoria de Assistência Estudantil vai atrair os visitantes da Expotec, essa semana, com campanhas voltadas para os cuidados com a saúde e uma alimentação saudável.

A programação começa amanhã (13), das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a aplicação do teste da tuberculose (leitura tuberculínica) e aplicação da vacina BCG. Na sexta-feira (16), a equipe do Setor de Saúde trará os resultados dos testes.

Sobre a tuberculose - doença infecto contagiosa causada por uma bactéria - Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) – que afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar também outros órgãos, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Entre os sintomas mais descritos estão a tosse seca e depois com secreção, febre baixa, palidez, emagrecimento, falta de apetite, fraqueza e prostração. Porém, alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Sua transmissão é direta, ocorre de pessoa para pessoa, seja ao falar, espirrar ou tossir. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo e alcoolismo são fatores que geram baixa resistência orgânica, favorecendo o estabelecimento da doença.

O tratamento à base de antibióticos é 100% eficaz, se não houver abandono. Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG.

A Prova tuberculínica - é um método indicado para auxiliar o diagnóstico da tuberculose. Trata-se de um teste cutâneo em que o antigénio (tuberculina) induz localmente um processo inflamatório de tipo retardado em pessoas infectadas com o Mycobacterium tuberculosis. A leitura da prova deve fazer-se entre as 48 e 72 horas.

A prova tuberculínica positiva, isoladamente, indica apenas infecção e não basta para o diagnóstico da doença. O exame microscópico, o radiológico e a cultura do bacilo de Koch são outras formas de diagnosticar a doença.

Confira toda a programação da DIAES na Expotec

Dia 15 – manhã e tarde
Na quinta-feira (15), a equipe do Serviço Social, em parceria um professor da base de pesquisa em Exclusão Social, Saúde e Cidadania, da UFRN, irá aplicar uma pesquisa sobre alcoolismo juvenil em Natal junto à comunidade escolar. Nesse dia, os profissionais da área de nutrição vão promover uma degustação de frutas, sensibilizando o público para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis.

Das 8h às 12h e das 13h às 17h
A equipe do Setor Médico, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vai divulgar o resultado do teste da tuberculose (leitura da prova tuberculínica).

Das 13h às 16h
Em colaboração com o Campus de São Gonçalo do Amarante, o estande da DIAES fará aplicação de vacinas contra o tétano e a hepatite.

A vacina contra a hepatite é voltada para jovens entre 19 e 14 anos. Já a vacina contra o tétano pode ser tomada de 10 em 10 anos, no entanto, as grávidas só podem tomá-la a partir do 1º trimestre de gestação.

15 e 16 – manhã e tarde
Degustação de Frutas