Evento
De Natal à Austrália: egresso do IFRN partilha trajetória no setor mineral
Palestra com o engenheiro Leandro Maia motiva alunos de Mineração
Publicada por Romana Xavier em 04/11/2025 ― Atualizada em 4 de Novembro de 2025 às 07:35
O Auditório da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN) do Campus Natal-Central do IFRN recebeu, no útlimo dia 23 de outubro, uma palestra especial ministrada por Leandro Maia, ex-aluno do Instituto e hoje Engenheiro Geotécnico Sênior na Norton Gold Fields, empresa australiana do setor mineral.
Organizado pelo professor Júlio César de Pontes, docente titular do IFRN, o encontro teve como principal objetivo motivar os atuais alunos do Curso Técnico em Mineração, destacando a importância da mineração para o planeta e incentivando o aproveitamento máximo dos conteúdos abordados em sala de aula.
Durante sua fala, Leandro compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, relembrando o início no IFRN, onde se formou Técnico em Geologia e Mineração, até chegar à posição que ocupa atualmente na Austrália. O engenheiro também possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Ao narrar sua experiência internacional, o egresso ressaltou os benefícios e oportunidades que a formação técnica e superior na área da mineração podem proporcionar — incluindo estágios no exterior e o contato com tecnologias de ponta aplicadas ao setor mineral.
O evento foi marcado por uma atmosfera de orgulho e inspiração, reafirmando o compromisso do IFRN em formar profissionais qualificados e capazes de transformar conhecimento em oportunidades — onde quer que estejam no mundo.
- Palavras-chave:
- Mercado Palestra Internacional Mineração DIAREN