INEP
Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol conquista conceito máximo em avaliação do MEC
Renovação de Reconhecimento mantém conceito 5, já conquistado em 2019
Publicada por Davi Silva em 12/11/2024 ― Atualizada há 1 mês, 1 semana
O Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol do Campus Natal-Central obteve conceito 5 no processo de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Os conceitos atribuídos aos cursos pelas comissões do MEC variam de 1 a 5, indicando que a licenciatura conquistou a nota máxima.
Girlene Moreira, professora e integrante do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de atualmente exercer a função de coordenadora do curso Licenciatura em Letras-Espanhol do Campus Natal-Central, ressalta o papel cooperativo entre os docentes, que fez a diferença. "Destaco, especialmente, o esforço conjunto de meus colegas, que com dedicação, compromisso e zelo conduziram todo o processo de avaliação de maneira exemplar, refletindo o que fazemos no dia-a-dia. Esse trabalho coletivo é, sem dúvida, a principal chave para o sucesso que estamos alcançando", conta.
A estudante Stephanny Nunes, do oitavo período da licenciatura, festejou o resultado como fruto de um esforço coletivo. "Eu vi o empenho das professoras, da coordenadora, até mesmo dos meus colegas para que a gente alcançasse esse feito e foi tudo feito com união, mostrando mais uma vez que Letras Espanhol é mais que um curso, é uma família. Fico muito feliz por essa conquista porque mostra que estamos cercados de qualidade e isso reflete na minha educação e também na dos meus colegas", relata.
Critérios avaliativos
Para construir o relatório de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a comissão de avaliadores do MEC faz a verificação das três dimensões do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG), em uma escala de 1 a 5. São elas:
1. Organização Didático-Pedagógica (Conceito obtido: 4,89)
2. Corpo Docente e Tutorial (Conceito obtido: 4,78)
3. Infraestrutura (Conceito obtido: 3,80)
Para Girlene, o relatório final apresentou resultados positivos nas três dimensões avaliadas. Organização Didático-Pedagógica recebeu 4,89; Corpo Docente e Tutorial recebeu o conceito de 4,78; enquanto o critério de Infraestrutura foi avaliada como 3,8. "O conceito final 5 é um reflexo desse trabalho incansável e de um esforço coletivo que envolveu todos os membros do curso, e é, com certeza, uma motivação para que possamos continuar trabalhando com dedicação em prol da formação de futuros professores", conta.
O diretor-geral do Campus Natal-Central, Jonas Lemos, parabeniza todos os envolvidos neste reconhecimento. "O resultado alcançado é fruto do um trabalho realizado a muitas mãos. Parabenizo o professor Rafael Melo, diretor acadêmico da DIAC, as professoras Mari e Girlene, coordenadoras do curso, que souberam conduzir de forma presente, diária e comprometida, os caminhos por onde o curso trilhou nesses últimos anos - assim como os demais colegas docentes que fizeram e fazem parte dessa jornada. E por fim, registro que os alunos também fazem parte desse momento comemorativo. Sem eles, nossa casa de educação perderia o sentido. Com eles, sedimentamos, todos os dias, nossa história de sucesso, qualidade e excelência", conclui.