INEP
Curso Superior de Licenciatura em Espanhol conquista conceito máximo em avaliação do MEC
Renovação de Reconhecimento mantém conceito 5, já conquistado em 2019
Publicada por Davi Silva em 12/11/2024 ― Atualizada há 8 horas, 9 minutos
O Curso Superior de Licenciatura em Espanhol do Campus Natal-Central obteve conceito 5 no processo de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Os conceitos atribuídos aos cursos pelas comissões do MEC variam de 1 a 5, indicando que a licenciatura conquistou a nota máxima.
Girlene Moreira da Silva, professora e integrante do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de atualmente exercer a função de coordenadora do curso Licenciatura em Letras-Espanhol do Campus Natal-Central, ressalta o papel cooperativo entre os docentes, que fez a diferença. "Destaco, especialmente, o esforço conjunto de meus colegas, que com dedicação, compromisso e zelo conduziram todo o processo de avaliação de maneira exemplar, refletindo o que fazemos no dia-a-dia. Esse trabalho coletivo é, sem dúvida, a principal chave para o sucesso que estamos alcançando", conta.
A estudante Stephanny Nunes, do oitavo período da licenciatura, festejou o resultado como fruto de um esforço coletivo. "Eu vi o empenho das professoras, da coordenadora, até mesmo dos meus colegas para que a gente alcançasse esse feito e foi tudo feito com união, mostrando mais uma vez que Letras Espanhol é mais que um curso, é uma família. Fico muito feliz por essa conquista porque mostra que estamos cercados de qualidade e isso reflete na minha educação e também na dos meus colegas", relata.
Critérios avaliativos
Para construir o relatório de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a comissão de avaliadores do MEC faz a verificação das três dimensões do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG), em uma escala de 1 a 5. São elas:
1. Organização Didático-Pedagógica (Conceito obtido: 4,89)
2. Corpo Docente e Tutorial (Conceito obtido: 4,78)
3. Infraestrutura (Conceito obtido: 3,80)
Para Girlene, o relatório final apresentou resultados positivos nas três dimensões avaliadas. Organização Didático-Pedagógica recebeu 4,89; Corpo Docente e Tutorial recebeu o conceito de 4,78; enquanto o critério de Infraestrutura foi avaliada como 3,8. "O conceito final 5 é um reflexo desse trabalho incansável e de um esforço coletivo que envolveu todos os membros do curso, e é, com certeza, uma motivação para que possamos continuar trabalhando com dedicação em prol da formação de futuros professores", conta.
O diretor-geral do Campus Natal-Central, Jonas Lemos, parabeniza todos os envolvidos neste reconhecimento. "O resultado alcançado é fruto do um trabalho realizado a muitas mãos. Parabenizo o professor Rafael Melo, diretor acadêmico da DIAC, as professoras Mari e Girlene, coordenadoras do curso, que souberam conduzir de forma presente, diária e comprometida, os caminhos por onde o curso trilhou nesses últimos anos - assim como os demais colegas docentes que fizeram e fazem parte dessa jornada. E por fim, registro que os alunos também fazem parte desse momento comemorativo. Sem eles, nossa casa de educação perderia o sentido. Com eles, sedimentamos, todos os dias, nossa história de sucesso, qualidade e excelência", conclui.