Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso oferece letramento para terceirizados

Aula inaugural será realizada próxima terça-feira (20)

Publicada em 14/09/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Aprovadopelo edital nº 28/2010 da Pró-Reitoria de Ensino, o Projeto “Da Leitura daPalavra à Leitura do Mundo”foi apresentado ontem (13) pela manhã, na sala de reuniões do gabinete, ao Campus Natal Central.

Sob a coordenação da profª. Maria LuizaGalvão e da estudante Laís Arianne, do curso deLicenciatura em Geografia do Campus Natal Central, a proposta é oferecer qualificação a funcionários terceirizados do IFRN Campus Natal Central.

 “É comum nos depararmos, dentro de uma instituição deensino, com funcionários terceirizados analfabetos. A ideia é inseri-los nessecontexto por meio de uma formação básica sobre o viés do letramento, fazendocom que eles deixem de ser apenas ‘telespectadores’ do conhecimento”, comentoua bolsista e idealizadora do projeto, Laís Ariane.

Privilegiandouma metodologia aliada à realidade dos participantes, ligada ao cotidiano eexperiência deles, o curso abordará sobre alfabetização digital, línguaportuguesa, noções de matemática básica, meio ambiente, cidadania e alfabetizaçãogeográfica.

As aulasserão ministradas todas as terças-feiras, das 14h às 15h, em parceria com aFuncern, no Núcleo de Incubação Tecnológica (NIT). Apesar de ser oferecido nohorário do expediente, os participantes não serão prejudicados, como também nãoprecisarão repor as horas dedicadas ao curso, conforme acordo estabelecidoentre a coordenação e a instituição.

Inicialmente,estão previstas 40 vagas para o curso, que tem duração de 3 meses, totalizando160h. A aula inaugural será realizada na próxima terça-feira (20), nominiauditório do Campus Natal Central às 14h, momento em que estarão sendofeitas as inscrições dos interessados.

A aberturaserá feita pelo professor Dr. Otávio Augusto de Araújo Tavares, membro doConsup, pedagogo com vasta experiência na área de Educação de Jovens e Adultos(EJA). Entre os participantes, a solenidade pretende reunir funcionários terceirizados,pedagogos, diretores e gestores técnicos administrativos.