Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino superior

Curso de Tecnólogo em Gestão Pública recebe nota 4 em avaliação do INEP

Também foram avaliados cursos dos Campi Santa Cruz, Apodi e Currais Novos

Publicada em 31/08/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O IFRN recebeu avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), nos dias 20 e 21 de agosto, para reconhecimento de quatro cursos de graduação: o Tecnólogo em Gestão Pública (Campus Natal-Central) e as Licenciaturas em Física (Campus Santa Cruz) e em Química (Campus Apodi e Currais Novos). Todos os cursos avaliados receberam o conceito preliminar quatro.  

A nota máxima atribuída pelo MEC é cinco e o referencial mínimo de qualidade é caracterizado pela nota três. O conceito quatro significa que o curso possui um nível mais alto que o essencial e está próximo da nota máxima. Além disso, o reconhecimento de curso dado através dessa avaliação, segundo o Art. 34, do Decreto nº 5.773/2006, é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas emitidos pelos cursos de nível superior.

Na avaliação, entre as atividades programadas, foram realizadas visitas às instalações internas dos campi, reunião com dirigentes, com professores, com alunos, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o Núcleo Docente Estruturante (NDE).   

Segundo a diretora de avaliação e regulação do Ensino do IFRN, a professora Izanny Brito, "O ótimo resultado das avaliações foi fruto de um trabalho sistemático e articulado com os campi, contando com a realização de videoconferências, de um seminário para coordenadores de cursos e de uma formação sobre o sistema de gerenciador de avaliações, o e-MEC". 

A diretora destacou ainda como fundamental a reorganização da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a realização de avaliações internas nos campi, para as quais foram criadas comissões internas do IFRN que visitaram e avaliaram previamente os cursos selecionados pelo INEP. "Por isso, agradecemos a todos que se empenharam no processo de organização dos cursos antes e durante a avaliação", pontuou Izanny.