Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMEX

Curso de Comércio Exterior do CNAT obtém 5 estrelas no Guia da Faculdade Estadão

Curso tecnológico completou 19 anos de existência no dia 1º de setembro

Publicada em 16/11/2022 Atualizada há 12 meses

O curso de Tecnologia em Comércio Exterior do Campus Natal-Central do IFRN obteve 5 estrelas no Guia da Faculdade Estadão. O tecnológico, avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), completou 19 anos de existência no dia 1º de setembro de 2022. 

Sobre a Avaliação 

Pesquisa analisa a qualidade dos cursos. Mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Em 2022, foram mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. 

Sobre o Curso

O curso, que tem duração de 3 anos, forma profissionais que gerenciam operações de comércio exterior, como transações cambiais; despacho e legislação aduaneira; exportação e importação; contratos e logística internacional; prospecção e pesquisa de mercados; definição de plano de ação e negociação; e execução de operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação. Além disso, o tecnólogo em Comércio Exterior pode controlar fluxos de embarque e desembarque de produtos; providenciar documentos e identificar os melhores meios de transporte, de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos no âmbito do comércio internacional. 

No Campus Natal-Central, o curso é realizado na modalidade presencial. Em sua primeira classificação de qualidade feita pela comissão do Ministério da Educação (MEC), lhe foi atribuída a nota máxima: conceito 5. Para isso, foram avaliados critérios como infraestrutura, recursos materiais disponíveis, e a qualificação de técnicos administrativos, professores e alunos da Instituição. “É preciso deixar claro, antes de tudo, que, além do curso, o que está sendo avaliado é a própria instituição”, observou a coordenadora do curso de Comércio Exterior, professora Elisângela Meireles.

Acesse:

Avaliação Estadão

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas