Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Curso de Gestão Ambiental do CNAT se destaca no ENADE e CPC

Instituição obteve conceito 4 em ambas avaliações, em escalas que vão de 1 a 5

Publicada por Romana Xavier em 14/04/2025 Atualizada em 15 de Abril de 2025 às 15:31

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central (IFRN-CNAT) conquistou um importante reconhecimento de qualidade: obteve conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e também nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), ambos em uma escala que vai de 1 a 5.
Os conceitos 4 e 5 são atribuídos aos cursos que apresentam desempenho acima da média nacional, indicando excelência na formação acadêmica, infraestrutura, corpo docente e desempenho dos estudantes. O resultado reafirma o compromisso do IFRN-CNAT com a qualidade do ensino superior e com o preparo dos seus alunos para os desafios profissionais na área ambiental.

O resultado foi comemorado pela direção acadêmica e pela coordenação do curso, que deu destaque ao esforço coletivo de servidores, alunos e gestores. “Este desempenho é reflexo de um trabalho comprometido com a formação crítica, técnica e cidadã dos nossos estudantes”, afirmou o coordenador do curso, professor Ronaldo Falcão. Levantamento também ratificado pelo ex-coordenador, Aristides Santiago: "A nota 4 no ENADE reflete o sólido desempenho dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos e às competências exigidas pelas diretrizes curriculares nacionais, demonstrando a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Já a nota 4 no CPC confirma que, além do bom rendimento acadêmico, o curso conta com uma infraestrutura adequada, um corpo docente qualificado e recursos didático-pedagógicos que favorecem a formação integral dos futuros profissionais da área ambiental. Esses resultados são motivo de orgulho e reforçam o papel estratégico do curso na promoção de uma educação superior pública, gratuita e de qualidade".

O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como suas competências e habilidades. Já o CPC considera, além do desempenho dos estudantes, aspectos como a infraestrutura da instituição, o perfil do corpo docente e os recursos didático-pedagógicos.
O Campus Natal-Central do IFRN reafirma, com esses resultados, sua posição de destaque entre as instituições públicas de ensino superior no país, especialmente no campo das ciências ambientais, tão estratégico para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Palavras-chave:
IFRN Campus Natal-Central Destaque Gestão Ambiental

Notícias relacionadas