Curso de Construção de Edifícios propicia visita técnica à usina eólica

Publicada em 18/08/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Com o objetivo de proporcionar aos alunos um contato direto com o campo de trabalho na área, a coordenação do curso de Tecnologia em Produção de Edifícios promoveu, no último mês, uma visita técnica à Usina Eólica de Mangue Seco, no município de Guamaré/RN.

A visita foi orientada pelo professor José Eurico de Queirós, da disciplina Argamassas e Concretos, e envolveu duas turmas e vários professores da Diretoria Acadêmica de Construção Civil (DIACON). O parque eólico (Mangue Seco 3 e 4) está sendo construído pela empresa alemã Wobben Windpower, contará com 12 aerogeradores de 108m de altura e três pás com um ângulo de giro de 82 m, medindo aproximadamente 39m cada pá. Feito em concreto, com pintura a base de epóxi, cada aerogerador tem capacidade de produção de 2 megawatts de energia.

Visita usina eólica professores

Segundo Eurico Queirós, a iniciativa dessa aula de campo é mostrar ao futuro tecnólogo em Construção de Edifícios novas perspectivas de atuação profissional.

De acordo com o professor Flávio Gutemberg, que integrou a equipe, a visita proporcionou aos alunos e docentes conhecer uma obra que não é corriqueira no Rio Grande do Norte, apesar da expansão das usinas eólicas no Estado. “Sob o aspecto construtivo, o empreendimento não é muito diferente das outras obras, mas tem a particularidade da tecnologia, que é importada da Alemanha”.

No Estado do Rio Grande do Norte, a Wobben Windpower já instalou duas usinas eólicas, sendo uma em Macau, outra em Rio do Fogo. Para a aluna Francisca Marta, “a visita técnica a uma obra desse porte é de fundamental importância para o curso, para a Instituição, para os professores e alunos. O aprendizado de todos é grande em todas as áreas, envolve diversos temas afins: tecnologia, qualidade da obra, topografia, mecânica dos solos, materiais de construção, concreto, armação de ferro, máquinas, uso de equipamentos de segurança e energia”.