Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Cidadania da Mulher é tema central de encontro de extensão no Campus

Evento faz parte do curso com foco em política pública feminina

Publicada em 14/02/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Imagem: Google.

O Curso de "Multiplicadores na Temática de Gênero, Educação e Desenvolvimento", da Diretoria de Extensão do Campus Natal Central, está promovendo nessa sexta-feira, (15) uma mesa redonda com o tema: Mulher e as Políticas Públicas - Construindo novos alicerces para igualdade de gênero na sociedade. O evento acontece no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão em dois momentos, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.
Durante a abertura do evento, as organizadoras receberam o público presente, com uma mesa formada pela professora Régia Lúcia, da Pró-Reitoria de Extensão, a servidora Maria Soares, da Diretoria de Extensão e a professora Socorro Silva, coordenadora do curso, promovido pelo Campus Natal Central. “Bom dia a todos. É com imensa satisfação que estou aqui. Nós estamos desenvolvendo políticas públicas para as mulheres e nessa oportunidade vou falar sobre o programa Mulheres Mil, do IFRN, durante a mesa redonda”, disse Régia Lúcia. Segundo a Coordenadora do curso, Socorro Silva “Esse evento foi pensado por cada um dos nossos cursistas, com a colaboração deles é que estamos aqui para ampliar o debate sobre as políticas de gênero e fomentar a cidadania e emancipação feminina. É um prazer tê-los nesse evento”.
O Diretor do Campus Natal Central, José Arnóbio, participou da solenidade e ressaltou que "A ocasião marca um conjunto de ações do Instituto para colaborar com a emancipação feminina. Muitas mulheres participantes dos nossos projetos não tinham sequer conhecimento de seus direitos e agora com esse debate, vem a conscientização, que transforma a realidade local e gera novas possibilidades no mercado de trabalho. Muitas alunas dos nossos projetos como o Mulheres Mil, o Pronatec e o curso de extensão estão hoje querendo ingressar como aluna regular e isso é uma possibilidade real de ascensão social".
É o caso da estudante Isabel Cristina Santos, estudante do Pronatec e participante do programa Mulheres Mil "É muito bom voltar a estudar. Faz 27 anos que deixei de estudar e hoje estou fazendo cursos para me profissionalizar. Além disso, fiz colegas e amigos que levo para toda vida. Inclusive já estou inscrita para fazer o exame do Técnico Subsequente e quero entrar aqui como aluna regular. Aqui, do zelador ao diretor nos tratam bem, adoro essa escola."
O evento também teve a presença da deputada Fátima Bezerra, que foi convidada para falar sobre políticas públicas “Quero iniciar saudando os meus companheiros de mesa e todas as mulheres presentes. Hoje, logo cedo encontrei-me com o professor Belchior, reitor do IFRN, para visitar Lajes, que virá a ser contemplada com uma nova unidade do IFRN. Falo isso porque a cidadania e emancipação da mulher começam exatamente pela educação. É o estado com maior número de unidades proporcionalmente em todo o país. O governo tem se preocupado e nós temos claro que o caminho de avanços para mulher envolve tanto a questão da proteção como da promoção. Sabemos porém que há muito a ser feito, especialmente no nível municipal e estadual, mas podemos destacar que um grande passo foi a Lei Maria da Penha, um verdadeiro marco no combate à violência contra as mulheres, com o surgimento de delegacias especializadas, casas de abrigo e centros de referência. Mas, ainda há muitas lacunas e é preciso que nós mulheres tenhamos consciência disso para nos mobilizarmos mais”
Com o intuito de se mobilizar mais e transformar a própria vida, a estudante Maria Elisabete Bivar da Silva, se inscreveu no Pronatec "Eu estava em depressão, o Pronatec me tirou da depressão e me trouxe de volta à vida. Voltei a ter gosto por viver, após ter sido demitida de um trabalho de 15 anos de serviço.  Tudo isso já está me fazendo muito bem e agora não quero parar nunca mais. Planejo voltar ao mercado de trabalho de vez"
Com entrada franca, a ação é direcionada às comunidades interna e externa. O objetivo é debater e refletir sobre os temas relacionados à luta das mulheres por cidadania, igualdade e direitos. Para isso, contará com a participação de gestoras e coordenadoras de Políticas para Mulheres: Régia Lúcia Lopes, Pró-Reitora de Extensão do IFRN e Coordenadora Estadual do Programa Mulheres Mil no IFRN, Fátima Bezerra, Deputada Federal, Carmosita Nóbrega, Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Izamar Silva Pereira, Secretária de Assistência Social de Natal, representantes do Fórum Estadual de Mulheres, dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos das Mulheres.