Festival Literário

Do Campus Central para o centro do Festival

Publicada em 28/01/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

"Cordel em São Miguel

Uma vez um rapaz que ama o seu lugar

Decidiu cantar a essência de cá

Palavra por palavra, construiu a estrada

O caminho, a ponte e o horizonte

Com rima, sonhou sem limite

E antes, o que era só um palpite

Virou Cordel em São Miguel

Hoje finalista

Seu verso irradia, de noite a dia

Encanto, em todo canto

E de rede em rede, o seu talento ecoa e voa...

O aluno do 4° ano de Mineração do Campus Natal-Central, Alysandro Carlos Ferreira Monteiro, está na final do 1° Festival Literário de Gostoso, na categoria cordel. O concurso, que é o primeiro literário do local, foi realizado online, por causa da pandemia do novo Coronavírus. A iniciativa foi estruturada nas categorias de Poesia, Literatura de Cordel, Livro e Histórias Contadas. São cinco finalistas e a votação ocorre através da participação popular, via curtidas dos vídeos finalistas, pelo Instagram. O processo de votação encerra nesta sexta-feira, 29/01.

De acordo com o professor de Literatura do Campus Natal-Central do IFRN, Milson Santos, o conhecimento trabalhado em sala de aula pode ter despertado o interesse do aluno: “Acho que o conhecimento ficou e agora ele viu a oportunidade de se expressar no evento de Gostoso. No 1° ano, trabalhei o projeto "Cordel no Campus" com ele e as outras turmas. Acredito ter contribuído por ter explorado esse gênero textual da esfera literária, não só com leitura, mas também com produção de um cordel, que foi exposto nas rosquinhas do CNAT para toda a comunidade acadêmica”.

Da comunidade acadêmica para o mundo. Segundo o estudante Alysandro Carlos Ferreira, a ida para a final do festival superou suas expectativas e foi uma surpresa feliz: “A minha sensação inicial foi de surpresa, obviamente, mas eu tinha ciência de todo o esforço e dedicação que tive para produzir o cordel. Fiquei muito feliz com o que consegui fazer, dentro das normas expressas no edital do festival. Quando realmente me dei conta de que era finalista, fui dominado por uma enorme sensação de felicidade”.

A alegria do aluno tomou conta das redes e ganhou o mundo, criando asas. O que era dele foi compartilhado, e de clique em clique, expande o horizonte: “Amo o meu Rio Grande do Norte, lugar onde nasci, fui criado e vivo até hoje, quer os dias de chuva, quer os dias de sol. Quer os dias de luta, quer os dias de glória. E o que me deixa mais feliz é que minha produção carrega uma essência cultural. E as últimas horas foram de muita alegria, não apenas por estar na final, mas principalmente porque vi meu trabalho ser compartilhado e divulgado por muitas pessoas e essa é a intenção principal”.

A expectativa para o resultado existe, mas o principal prêmio já foi alcançado, segundo o poeta: “A expectativa é grande, não vou mentir. No entanto, ainda que não ganhe já me sinto vencedor. Me sinto realizado! O que eu  mais quero é que as pessoas que não conhecem essa terra maravilhosa sintam vontade de conhecer!”.

...E assim, com o texto vivo do menino poeta

O que era apenas meta

Virou música, poesia, canto Gostoso

De passarinho

Que deixa o ninho e ganha o céu

Nas asas de São Miguel..."

Romana Alves

Confira o cordel no @ifrncnat e vote através do instagram @festivalliterariodegostoso .

extensao