Coordenação de Esportes divulga resultados dos Jogos Internos 2017

A competição envolveu mais de mil alunos entre 15 e 20/09 no CNAT

Publicada em 22/09/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Abertura dos jogos. Foto: Hudson Silva

A Coordenação de Desporto (CODESP) do Campus Natal Central do IFRN divulgou hoje (22) os resultados das modalidades coletivas e individuais dos Jogos Internos 2017, encerrados nessa quarta-feira, dia 20, faltando apenas os resultados do karatê.

Com boa participação dos alunos dos cursos técnicos integrados, subsequentes e superiores, os Jogos tiveram início com o desfile de abertura dos atletas, realizado na última sexta (15), do qual sagrou-se campeã a Diretoria Acadêmica de Construção Civil (DIACON). Também participaram do desfile os alunos dos cursos vinculados às diretorias de Recursos Naturais (DIAREN) e de Tecnologia da Informação (DIATINF).

Inspirados no tema “História do Brasil”, os alunos criaram enredos, coreografias e encenações sobre diversos momentos e questões do passado nacional. A equipe da DIACON explorou o subtema “Brasil Colônia”, surpreendendo a plateia com a engenhosidade da réplica de uma caravela construída pelos próprios alunos, utilizando o “lixo” e outros materiais que são descartados no campus. Vanessa Souza e Danilo Viana, do curso de Edificações, que integraram a organização do desfile dessa Diretoria, enfatizaram o esforço coletivo dos alunos do Técnico Integrado e do Subsequente. Segundo eles, a ideia principal foi retratar a repressão aos indígenas e escravos, sob o ângulo da história de luta e resistência contra a escravidão, a intolerância cultural por parte dos colonos, bem como as revoltas e revoluções separatistas – como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.

Raquel Ângela, técnica formada em Controle Ambiental pelo IFRN/CNAT, em 2015, fez questão de voltar ao convívio desta instituição na qualidade de membro da equipe organizadora do desfile da DIAREN, que abordou o tema da República Velha. Segundo ela, a intenção dos alunos foi promover uma reflexão sobre a história de opressão, desigualdades sociais e movimentos populares que marcaram o período republicano, de 1889 a 1930, como a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata e a Guerra de Canudos. Para impactar a plateia, eles cantaram até um samba-enredo: “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós, que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”.

No desfile da DIATINF, os alunos apresentaram uma encenação que lembrou a realidade da tortura no período da Ditadura Militar. Bruna Hosser, do técnico em Administração, disse que o roteiro da equipe começou com um desfile militar, lembrando o Golpe de 1964, seguiu com um protesto representando a luta dos estudantes e a construção da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). O desfile recordou também a censura à imprensa e culminou com depoimentos sobre pessoas que foram mortas pela repressão ditatorial.

Confira os resultados dos Jogos Internos:
Natação
Xadrez