Cooperação entre CNAT e Semtas oferece curso na área de energias renováveis

Ao todo, são ofertadas 200 vagas para o curso de formação inicial, intermediária e técnica

Publicada em 17/01/2022 Atualizada há 1 ano

A parceria faz parte do programa Qualifica Mais EnergIF, vinculado ao Ministério da Educação. Foto: Bernardo Louis Bezerra

Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, o Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN consolidou uma colaboração com a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semtas). A parceria interinstitucional resultou em bons frutos para a capacitação profissional do natalense: trata-se de uma oferta de 200 vagas para o curso de formação inicial, intermediária e técnica de eletricista de sistemas de energias renováveis.

Com carga horária equivalente a 200 horas/aulas, o curso une teoria e prática por meio do programa Qualifica Mais EnergIF, vinculado ao Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal. O Qualifica Mais EnergIF é uma programa de incentivo para a formação e para a qualificação profissional direcionada à inclusão de jovens e adultos no ramo de energias renováveis. Em 2022, serão ofertadas mais de 9 mil vagas em 85 localidades distribuídas pelo Brasil.

Glauber Barros, coordenador do projeto no Campus Natal - Central, tem trabalhado junto a outros servidores para estruturar  administrativa e pedagogicamente a iniciativa. "Estamos neste momento elaborando um edital de seleção para os docentes que vão dar aula nesse projeto. O processo é muito semelhante aos demais cursos do Pronatec", conta Barros. O curso é gratuito e vai acontecer, conforme orientação do Ministério da Educação, em formato presencial no Campus Natal - Central no período noturno (19h às 22h).

A  expectativa é de que a primeira turma conte com 30 alunos, com aulas agendadas para terem início no dia 14 de fevereiro. Os estudantes do programa vão receber uma bolsa de formação para custear despesas relacionadas à formação, como transporte, alimentação e fardamento, proporcionando, assim, uma maior estrutura de incentivo à permanência do aluno no programa. "O curso é gratuito. Além disso, o aluno vai receber o auxílio de acordo com as participações dele por dia letivo. Ele vai receber esse valor direto na conta bancária cadastrada no momento da inscrição", instrui Glauber.

Pré-inscrição

A pré-inscrição para as primeiras turmas deve ser realizada, entre 25 e 27 de janeiro, no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), localizado na Av. Presidente Bandeira, 765, no bairro do Alecrim. O horário de atendimento é das 8h30 às 13h30.

Para efetuar a inscrição, o interessado deve ter 18 anos ou mais e ter o ensino fundamental I completo e apresentar a seguinte documentação:

1) RG – Identidade;

2) CPF;

3) Comprovante de residência;

4) Comprovante de vacinação (Covid-19);

5) Dados Bancários (agência e conta pessoal).

Para mais informações, seguem os contatos telefônicos: 3232-2469 e 3232-4233.

extensao