Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Convênio

Construção de sonhos: convênio entre NEPPCON e CREA beneficia comunidade carente

Taxa social permitirá aos clientes do NEPPCON pagar valor simbólico pela ART

Publicada em 28/02/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Karen

Na última quinta-feira, 27/02, a equipe do Núcleo de Extensão em Prática Profissional da Diretoria Acadêmica de Construção Civil (NEPPCON- DIACON), do Campus Natal-Central, recebeu a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), Adalgisa Dias.

O encontro, que marcou assinatura de convênio entre as instituições, garantirá à comunidade carente e a instituições filantrópicas atendidas pelo serviços do NEPPCON o pagamento mínimo referente à taxa de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do CREA.

De acordo com o diretor do Campus Natal-Central, professor Arnóbio de Araújo Filho, a parceria é de extrema importância e vai colaborar muito com o serviço prestado à sociedade pelo NEPPCON: “A gente fica muito grato com esse trabalho da DIACON, que começou com o professor Rômulo: "Hoje temos o NEPP praticamente em todos os campi do IFRN. A nossa instituição trabalha com Ensino, Pesquisa e Extensão e estabelecer parcerias como essas é de fundamental importância para modificar a vida dos alunos e da sociedade. Espero que possamos ampliar esse convênio”.

Na ocasião, a presidente do CREA, Adalgisa Dias, ressaltou a necessidade de mostrar à sociedade o trabalho desenvolvido no NEPPCON: “Um case como esse do IFRN, além de levar o aluno à prática profissional, leva-o também a conhecer a real necessidade da comunidade. Então, é uma prestação de serviço importante que deve ser mostrada à sociedade como resposta desse trabalho”.

Reposta essa que mudou a vida da aluna Charline Cibele da Silva, estudante do curso Tecnólogo em Construção de Edifícios: “Os conhecimentos que a gente aprende no dia-a-dia, em sala de aula, conseguimos vivenciar aqui na prática. Entrei leiga de qualquer experiência e hoje já sou supervisora dos meus colegas. A gente tem aqui uma oportunidade ampla de conhecer o mercado de trabalho, desde o atendimento até a entrega do projeto”. Segundo a coordenadora do NEPPCON, Isabelly Medeiros, o trabalho desenvolvido pelo núcleo transforma tanto a vida dos alunos quanto a dos clientes, comunidade carente e entidades filantrópicas que vivem de doações: “Fazemos visitas, além de todo o levantamento, com medições no local. Nossos alunos vão acompanhados de professores especialistas e participam de tudo. Os estudantes desenvolvem todo o projeto, junto com o orientador, até a entrega final, e saem daqui transformados, ao mesmo tempo em que transformam a vida dos clientes, que, muitas vezes, estavam sem regularização alguma do imóvel, como se ele nem existisse”.

Transformação que agora, somada ao convênio com o CREA, poderá modificar ainda mais a vida das pessoas envolvidas, especialmente da comunidade carente beneficiada pelo NEPPCON. Segundo a professora Maria Cleide Ribeiro, é uma alegria a realização do convênio: “Vi muita gente carente adiar a legalização do imóvel por falta de dinheiro para pagar a ART, embora pareça pouco para outras pessoas. Por isso mesmo, sempre sonhamos com o dia que um convênio como esse fosse possível. E hoje estamos aqui vivendo a concretização desse sonho e tudo que ele significa, por isso estamos muito felizes”.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas