Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SISU

Conheça o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Com duração de dez semestres, curso é ofertado pelo Campus Natal-Central do IFRN

Publicada em 16/02/2022 Atualizada há 1 ano

Por Max Praxedes

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tem como objetivo preparar recursos humanos na área, habilitando-os com uma formação fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências envoltas no currículo de Engenharia. Os profissionais são capacitados para que possuam autonomia para desenvolver habilidades e atuar nas atividades de Pesquisa, desenvolvimento tecnológico e práticas associadas às reais demandas ambientais e sociais.

Atuando de forma a elaborar ações de engenharia com eficiência econômica, atenção à qualidade social e a conservação dos recursos naturais, o engenheiro sanitarista e ambiental será formado para se dedicar ao enfrentamento dos desafios necessários à melhoria contínua e sustentável da qualidade de vida da população e proteção do ambiente.  

O mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Sanitária e Ambiental se estende a organismos públicos, empresas privadas, autarquias, agências reguladoras, prefeituras, organizações não governamentais e instituições de Ensino e Pesquisa. Destaca-se que órgãos ambientais e empresas concessionárias de serviços de saneamento como abastecimento público de água, coleta, tratamento e disposição final de esgotos, resíduos sólidos e outros, prescindem desses profissionais. 

A moderna grade do curso, que possui duração de dez semestres letivos, permite que o profissional domine ferramentas tecnológicas que facilitarão seu ingresso no mercado de trabalho, seja nas áreas de consultoria e assessoria nos estudos ambientais, seja no monitoramento e controle sanitário e ambiental de empresas, serviços e indústrias.

“Melhoria contínua e sustentável na qualidade de vida”

De acordo com a coordenadora do curso, professora Dayana Torres, “a Engenharia Sanitária e Ambiental do IFRN visa a formação de profissionais que possibilitem melhoria contínua e sustentável na qualidade de vida da população, além da proteção do ambiente. Nesse sentido, os discentes do curso são preparados para contribuir com o controle e a preservação ambiental, bem como o combate à poluição do ar, da água e do solo, assim como o desenvolvimento de tecnologias inovadoras mais limpas para reutilização e adequação de produtos para o setor produtivo”.

Ainda segundo a coordenadora, a demanda por profissionais da área é grande, e isso vem refletindo na busca constante por discentes para estagiar em instituições públicas e privadas. Destacam-se órgãos ambientais e empresas concessionárias de serviços de saneamento, como abastecimento público de água, coleta, tratamento e disposição final de esgotos, resíduos sólidos e outros.

Oportunidade de estudar sobre diversas áreas

Segundo a professora Veruska Gomes, “o estudante interessado na Graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental do IFRN terá a oportunidade de estudar sobre os campos profissionais de Construção Civil, Materiais, Estrutura, Geotecnia, Gestão Ambiental, Hidrologia, Saneamento, Saúde Pública e Ambiental, entre outros setores. O egresso poderá trabalhar com a preservação e proteção ambiental das principais atividades econômicas do estado do Rio Grande do Norte, tais como o turismo, a pesca, a agropecuária, a indústria, a mineração e a extração de petróleo.

Gostar da área de meio ambiente foi o principal motivo que fez a estudante Lana Alves optar pelo curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do IFRN: “Estar participando desse curso está sendo muito bom, principalmente porque os professores estavam esperando esse curso há muito tempo, então estão todos empolgados e cheios de ideias, e isso passa para os alunos. Estou amando o curso, escolheria ele de novo, se pudesse”, declarou.

Acesse:

Página do curso

 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas