Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SISU

Conheça o curso de Engenharia Civil

Ofertado pelo Campus Natal-Central, na modalidade presencial, o curso tem duração de dez semestres

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 12 meses

Por Max Praxedes

A Engenharia Civil é a prática profissional cujo objetivo é projetar e desenvolver projetos de infraestrutura. Isso pode ser em grande escala, como o desenvolvimento de sistemas de transporte nacionais ou redes de abastecimento de água, ou em menor escala, como o desenvolvimento de estradas ou edifícios individuais. Em sua essência, a Engenharia Civil é a combinação de muitas especialidades científicas, incluindo Mecânica, Hidráulica, Geotecnia (usando o conhecimento da crosta terrestre para resolver problemas de construção), Ciência dos Materiais e Análise Estatística. 

Todos os aspectos da construção de uma estrutura são de responsabilidade de um engenheiro civil, o que pode incluir planejamento, projeto, orçamento, levantamento, gerenciamento e análise de construção. Muitas vezes, a carreira desse profissional abrange uma combinação de todos esses elementos.

Graduação em Engenharia Civil do IFRN

Ofertada desde o ano de 2020 pelo Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a graduação em Engenharia Civil, na modalidade presencial, tem o objetivo de formar profissionais para elaborar projetos, especificar os materiais e sistemas construtivos, bem como executar obras de construção civil.  

O egresso poderá liderar equipes, acompanhar os prazos, os custos e a implementação das normas de segurança, de saúde e de meio ambiente. Poderá, também, atuar na assessoria, assistência e consultoria de projetos de engenharia. Do mesmo modo, será capaz de desenvolver atividades de fiscalização, avaliação, arbitramento, laudos e pareceres técnicos, Pesquisa, Ensino, análise e experimentação, elaboração de orçamentos, padronização, mensuração e controle de qualidade de obras e serviços técnicos em sua área de atuação.

Com duração de dez semestres, a matriz curricular do curso está organizada em regime de crédito por disciplina, com período semestral, sendo 3.480 horas destinadas às disciplinas de formação do engenheiro civil; 320 horas destinadas à prática profissional, dentre as quais 160 horas são dedicadas ao Estágio Curricular obrigatório, 120 ao Projeto Final de Curso e 40 às atividades complementares obrigatórias; e 10 horas destinadas a seminários curriculares. A carga horária de atividades do curso totaliza 4.235 horas, das quais, no mínimo, 10% devem ser direcionadas para a curricularização da Extensão. 

Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em um curso moderno

De acordo com o coordenador do curso, professor André Toledo, a Engenharia Civil do IFRN é um curso moderno, atualizado com as mais recentes demandas do setor construtivo, incluindo a tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção), novos sistemas construtivos, modelagem de sistemas e estreita relação com a sociedade e com o mercado, através de atividades de Extensão, estágios e laboratórios plenamente estruturados para o Ensino. 

“Os estudantes que ingressarem no curso encontrarão um ambiente acolhedor de formação profissional e tecnológica comprometida com a justiça social. Os alunos irão cursar disciplinas orientadas para as diversas áreas de atuação do engenheiro civil, ministradas por professores capacitados e experientes na atuação profissional como engenheiros, contando com uma estrutura moderna de laboratórios para aulas práticas”, explicou André Toledo. 

Além das atividades de Ensino, a professora Sarah Costa destaca que os alunos poderão desenvolver atividades de Pesquisa e Extensão, oferecidas por meio dos editais do IFRN e de outros órgãos de fomento: “Atualmente, a Diretoria Acadêmica de Construção Civil tem se empenhado em articular e firmar convênios com outras Instituições de Ensino Superior, inclusive em outros países, a fim de oferecer aos estudantes do Curso de Engenharia Civil a oportunidade de participar de cooperações técnicas e intercâmbios acadêmicos”, disse.

Conforme explica o professor Alexandre Spotti, o Curso de Engenharia Civil desenvolve-se com aulas ministradas em blocos de salas de aula e laboratórios instalados na Diretoria Acadêmica de Construção Civil (Diacon): “As disciplinas do ciclo básico e do ciclo profissionalizante ministradas conferem o embasamento necessário para que o egresso possa atuar projetando, construindo, analisando e enfrentando os problemas relacionados aos segmentos da Construção Civil. Na Diacon do Campus Natal-Central, os docentes são comprometidos com o Ensino, com a Pesquisa e com a Extensão universitária, sendo, em sua grande maioria, pertencentes ao regime de dedicação integral à docência, propiciando maior disponibilidade de atendimento e a inserção dos alunos nos programas de iniciação científica e monitoria”, disse o professor.

Realização e paixão pela área da Construção Civil

“A área de Construção Civil sempre me chamou atenção. Pensar em como algo tão grande estaria sendo montado com pequenas partes, era algo fascinante. Quando estava no último ano do Ensino Médio, soube que o Campus Natal-Central do IFRN estaria oferecendo o Curso de Engenharia Civil, e com isso não tinha dúvida sobre minha decisão de onde cursar”, declarou a estudante Emilly Ferreira.  

Com o decorrer da graduação, Emilly relata que está cada dia mais apaixonada pela área: “O curso não apenas cumpre com o oferecido: vai além das expectativas; posso brincar que estou vivendo um sonho. E, mesmo em um momento tão delicado, como a crise sanitária, o Instituto mostra compromisso em garantir a segurança de toda a comunidade, me sinto realizada com todas as oportunidades oferecidas, como grupos de Pesquisas, atividades de Extensão, estágios, entre outros, e pela decisão que fiz ao escolher o curso de Engenharia Civil no IFRN”, finalizou a estudante. 

Acesse:

Página do curso de Engenharia Civil

 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas