SISU

Conheça o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Analistas de sistemas estudam softwares e desenvolvem sistemas de informação para diversos setores de atividades.

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Por Amanda Macêdo

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) é uma das opções de graduação do Campus Natal-Central, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Formando profissionais que projetam, analisam e implantam sistemas computacionais de informação, através do raciocínio lógico e da utilização de linguagens de programação, ele também demanda uma carga horária mínima de 400 horas de prática profissional. O curso também é ofertado nos Campi Nova Cruz e Pau dos Ferros.

Em sua apresentação no Projeto Pedagógico do Curso, aprovado em 2012, a inclusão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus se fez necessária pois  “no âmbito do estado de Rio Grande do Norte, a oferta do curso ocorre em meio a um acelerado processo de desenvolvimento de uma sociedade, denominada sociedade da informação, onde passamos a usar e depender cada vez mais de serviços oferecidos por uma variedade de sistemas informatizados”.

Com a duração de três anos letivos, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional para conhecer as principais ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. O curso de TADS instiga estudantes a desenvolver um papel fundamental na busca de soluções e otimização, através da capacidade de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio de softwares

Profissionais formados nessa graduação devem ser capazes de processar informações, além de ter iniciativa, autonomia, responsabilidade e saber trabalhar em equipe. Sabendo disso, o estudante Alex Correia, de 17 anos, realizou o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a intenção de conseguir uma vaga no curso. Ele conta que a decisão para a escolha do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi motivada por influência familiar, principalmente do seu irmão, que hoje é formado na área. “Eu o via programando e achava sempre o máximo. Espero aprender tudo o que eu puder sobre programação e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico junto a outros profissionais. É o rumo que quero tomar”,  relata.

O curso de TADS tem grande relevância tanto no cenário nacional, quanto no local. Além de um flagrante mercado de trabalho em expansão há algum tempo, com a tendência da prática do home office, a demanda por profissionais aumentou. Em muitos casos, os estudantes de TADS já estão inseridos no mercado antes mesmo de concluir o curso.

Atualmente, a matriz curricular do curso é organizada por semestres, com 2.040 horas destinadas às disciplinas que compõem os núcleos politécnicos e 154 horas destinadas a seminários curriculares, além das 400 horas destinadas à prática profissional, totalizando a carga horária de 2.594 horas. Dentro da grade curricular são oferecidas disciplinas como Línguas, Metodologia da Ciência, Empreendedorismo, Redes de Computadores, Arquitetura de Software e Web Design.