PRÊMIO IDEIA INOVA

Conheça o “Plataforma de Relaxamento Muscular"

Projeto é mais uma ideia concorrente ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova

Publicada em 24/02/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Wenderval Gomes

As dores musculares são comuns e podem envolver vários músculos. Ela pode abranger ligamentos, tendões e fáscias, além de tecidos moles que conectam os músculos, ossos e órgãos. Traumas, exercícios intensos e até infecções virais podem ser alguns agentes causadores.

A necessidade de uma ferramenta que ajudasse no combate dessas dores musculares fez um grupo de alunos do Campus Natal Central, criar uma plataforma de relaxamento muscular à base de compostos naturais. Esse é mais um projeto concorrente ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova. O grupo é formado pelos alunos Ana Gertrudes – Controle Ambiental -; Jade Marina – Mineração – e Ricardo Luiz e Napolião José, ambos de Edificações.

Uma das idealizadoras do projeto, Jade Marina, explica que “a proposta surgiu de um problema do IFRN e da sociedade”. E complementa: “percebemos que algumas coisas podiam melhorar o tratamento de certas doenças e lesões que ocorrem naturalmente”.

O projeto consiste na utilização de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, presentes em ervas, como a moxa e o gengibre. O objetivo é desenvolver um equipamento de fácil utilização para os servidores, atletas do IFRN, visto que estes passam grande parte do dia em pé; e os atletas que passam dias sem treinar devido às lesões e contusões nos pés.

“O projeto funciona com uma tábua servindo de plataforma, com buracos para colocar os pés. Nessa plataforma existem componentes - como resinas - e termostato para vibrar a base. Isso por si só já causa um relaxamento muscular. Como inovação, utilizamos o gengibre como principal componente de relaxamento muscular, por ele ser considerado um oxidante e anti-inflamatório”, relata Jade.

A ideia está em fase de implantação. A previsão é que, em breve, a comunidade acadêmica possa usufruir da plataforma, que até então é inédita no mercado.