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Prêmio CNAT Ideia Inova

Conheça o “Educação Inclusiva para Cegos”

Projeto é um dos concorrentes ao I Prêmio CNAT Ideia Nova

Publicada em 10/02/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos Gean Calos e Moisés Alves. Foto: Rodolfo Maia

Aprender física pode ser bem divertido quando se tem ilustrações e exemplos práticos. Para colocar em prática leis e teorias que há anos fazem parte do universo acadêmico, os docentes muitas vezes usam e abusam da criatividade em sala de aula. O ensino, baseado em aulas com linguagens audiovisuais, logo chega a ser uma dificuldade para aqueles que possuem deficiência visual. Pensando nessas pessoas, um grupo de alunos do Campus Natal Central desenvolveu uma maneira simples, eficiente e econômica de gerar conhecimento para quem tem essa limitação. A serie de reportagens sobre o Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova apresenta o quarto concorrente.

Os estudantes Laís Rodrigues – licenciatura em Geografia -, Gean Carlos – Petróleo e Gás - e Moisés Alves, – Licenciatura em Física -, são os responsáveis pela elaboração do projeto. Em entrevista à Equipe de Comunicação do Campus Natal Central, o mentor da ideia, o aluno Moisés Alves, revelou alguns detalhes. “Essa ideia partiu de mim, por ler uns artigos do professor Eder Camargo sobre educação inclusiva para cegos no ensino de Física. Ele falava sobre “Como ensinar ótica para alunos cegos”. A partir daí ele começou a criar mecanismos para poder dar aula a alunos com deficiência visual ou totalmente cegos”, explica.

O projeto consiste na elaboração de uma maquete com ímãs e com escritos em braile para explicar o nosso sistema solar. “Essas inscrições são feitas através de furos, em alto relevo. O aluno pode tocar, pode sentir o que ele está aprendendo, isso é um grande legado da ideia, do projeto”, acrescentou. Segundo Alves, a ideia é simples e ‘barata’. “O custo máximo de uma maquete dessas é 50 reais. A parte mais cara são os ímãs, que custam em torno de 20 reais. O restante é basicamente cola, isopor e criatividade”.

A proposta já é uma realidade e há alguns meses foi aplicada numa escola pública. “Esse projeto é recente, não tem mais que três meses. Nós o aplicamos no projeto de Iniciação à Docência, o PIBID, na Escola Estadual Francisco Ivo, e ele foi aplicado uma semana na feira de ciências e o resultado foi bastante bacana”, finaliza o aluno.

O I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova está com inscrições abertas até sexta-feira (13). Os interessados podem inscrever ideias de produtos, processos ou serviços inovadores. 

 

Palavras-chave:
ensino

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