Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / Conheça o curso de Tecnologia em Comércio Exterior
SISU

Conheça o curso de Tecnologia em Comércio Exterior

15/02/2022 - Curso é destaque por obter nota máxima em avaliação do MEC

Conheça o curso de Tecnologia em Comércio Exterior

Por Amanda Macêdo

Integrando o eixo tecnológico de Gestão e Negócios, o Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior (Comex) é oferecido pelo Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A graduação tem transformado estudantes em profissionais que gerenciam operações de produtos e serviços entre países desde 2003. Através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, são ofertadas 40 vagas no turno matutino.

Dentre as principais atividades desenvolvidas pelo profissional de Comércio Exterior - responsável pela importação e exportação de produtos entre um país e outro -,  estão os procedimentos que englobam os setores comercial, financeiro, tributário e administrativo, além de providenciar documentos e identificar os melhores meios de transporte, sempre priorizando a otimização dos recursos financeiros e humanos. O profissional formado pode atuar em indústrias, comércio, instituições financeiras e empresas de logística, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.

Com a duração máxima de três anos letivos, o curso é realizado na modalidade presencial. Em sua primeira classificação de qualidade feita pela comissão do Ministério da Educação (MEC), lhe foi atribuída a nota máxima; conceito 5. Para isso, foram avaliados critérios como infraestrutura, recursos materiais disponíveis, e a qualificação de técnicos administrativos, professores e alunos da Instituição. “É preciso deixar claro, antes de tudo, que, além do curso, o que está sendo avaliado é a própria instituição”, observou a coordenadora do curso de Comércio Exterior, Elisângela Meireles.

Mercado de Trabalho 

Durante a graduação, o estudante terá a oportunidade de realizar o estágio curricular supervisionado, que irá contribuir para a prática profissional somada às atividades desenvolvidas em projetos integradores. O curso possui, em sua grade curricular, disciplinas nas áreas de Gestão Financeira, Direito e Economia, ao final dos três anos será atribuída ao discente a habilitação de tecnólogo em Comércio Exterior. O profissional ocupa um espaço essencial dentro de uma empresa. A tendência do mercado é valorizar aqueles que se dedicam a aprender novos idiomas e que possuam a capacidade de se comunicar com pessoas em diferentes nações e inseridas em outras culturas.

 

 

Ações do documento

Página em carregamento